Nona edição do Festival de Literatura de Araxá reúne cerca de 100 autores falantes de português, nacionais e internacionais
“Não há uma língua portuguesa, há línguas em português”. A frase de José Saramago é o tema da nona edição do Fliaraxá — Festival Literário de Araxá — que reúne cerca de 100 autores do Brasil e de outros sete países que têm o português como língua oficial. A programação deste ano é on-line, gratuita e acontece de 28 de outubro a 1 de novembro, pelo Youtube, Facebook e site oficial.
A premissa do Fliaraxá deste ano é criar um processo de sinergia entre os autores que falam e escrevem em língua portuguesa por todo o mundo – inclusive os que moram fora de países que falam português. A edição homenageia Conceição Evaristo e José Eduardo Agualusa, além de comemorar o centenário de Clarice Lispector e João Cabral de Melo Neto, patronos do evento.
E tem Fliaraxá para crianças! A programação infantil do festival conta com diversas atividades em tempo real, com escritores como Rosana Rios, Paula Pimenta, Tino Freitas, Daniel Munduruku, José Santos, Rosana Montalverne e Otávio César Jr. Serão apresentações, em vídeo, de contação de histórias, making of de ilustrações, músicas e encontros lúdicos, durante os cinco dias de festival. A curadoria é do escritor e professor mineiro Leo Cunha.
Quinta, 29/10
8h – Abertura: Leo Cunha (curador) + Tino Freitas
9h – Alessandra Roscoe
10h30 – Paula Pimenta
8h30,10h e 11h15 – Vídeos inéditos com autores de literatura infantil
Sexta, 30/10
8h – Abertura: Leo Cunha (curador) + Tino Freitas
9h – Daniel Munduruku
10h30 – Rosana Rios
8h30, 10h e 11h15 – Vídeos inéditos com autores de literatura infantil
Sábado, 31/10
9h– Abertura: Leo Cunha (curador) + Tino Freitas
10h – José Santos + Selma Maria
11h30 – Rosana Mont’Alverne
9h30, 10h45 – Sessão com vídeos curtos inéditos
Domingo, 1/11
9h – Abertura: Leo Cunha (curador) e Tino Freitas
9h30 – Live com Otávio Cesar Jr.
10h15 – Encerramento da programação infantil, com Tino Freitas