Conheça a história de Maria em “No terreiro de Yayá”, onde a passagem da infância para a adolescência ocorre na popular Folia de Reis, no Ceará.
Você sabe o que é o reisado? Realizada em Cariri, cidade no sertão do Ceará, a tradicional Folia de Reis atrai pessoas de todas as gerações para acompanhar os cortejos voltados aos três reis magos. É nesse cenário que conhecemos Maria, protagonista do espetáculo “No terreiro de Yayá”, realizado pela Cia Clã do Jabuti. Prestes a entregar sua coroa de reisado para assumir novos desafios, a garota é surpreendida por acontecimentos estranhos no terreiro de sua avó Yayá.
Dirigida por Antônia Matos, a peça foi gravada no Cariri, sendo “ancestralidade” a palavra-chave para fazer o espetáculo acontecer. As histórias da diretora e da personagem Maria se mesclam, trazendo uma sensação de reencontro consigo mesma. A partir de uma imersão na cultura local do Cariri na ótica infantil, “Yayá” nasce do livro “Terra de cabinha: pequeno inventário da vida de meninos e meninas do sertão” e do documentário “Reis e meninos”, ambos da autora Gabriela Romeu.
Maria está crescendo. Entre os festejos de reis e a transição da infância para a adolescência, a protagonista convida o espectador a adentrar em uma aventura no sertão cearense. Nessa passagem, Maria é acompanhada por uma trupe de artistas – seus comparsas cabinhas – que cruzam arraiais e roçados assombrados por injustiças, histórias de dar medo e longas noites escuras.
Mas o que leva Maria a entrar nessa aventura? O que significa perder a infância? Qual é o rito desta passagem? Tudo isso pode acontecer em meio a uma festa? Essas e outras perguntas são respondidas em “No terreiro de Yayá”, que fica no ar entre 4 e 19 de dezembro, no canal do YouTube da cia e em páginas de órgãos culturais de São Paulo, totalmente on-line e gratuito.
Confira a programação!
Cia Clã do Jabuti
Datas: 4 a 19 de dezembro
Onde assistir: canal do YouTube
Casa de Cultura M’Boi Mirim
Datas: 9 e 12 de dezembro, às 19h
Onde assistir: página do Facebook
Centro Cultural Santo Amaro
Datas: 10 e 11 de dezembro, às 19h
Onde assistir: página do Facebook
Espaço Cultural CITA
Datas: 16 e 17 de dezembro, às 19h
Onde assistir: página do Facebook
Teatro João Caetano
Datas: 18 e 19 de dezembro, às 16h
Onde assistir: página do Facebook