Atividades durante todo o dia, com sessões do espetáculo Bento Batuca e apresentações musicais do grupo Os Capoeira
No dia 12 de outubro, sábado, das 9h às 17h30 na Praça Rosa Alves da Silva, na Vila Mariana, zona sul de São Paulo, crianças e adultos poderão participar livremente de oficinas e brincadeiras diversas.
Haverá também duas sessões do espetáculo Bento Batuca. A montagem vai acontecer, pela primeira vez, ao ar livre, convidando o público a embarcar junto com os personagens na aventura musical e voltar para casa numa nova pulsação.
Bento Batuca foi eleito o Melhor Musical Infantil de 2018, pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) e Melhor Trilha Musical Original, do grupo Os Capoeira, pelo 25º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem.
Os Capoeira, comandado pelos percussionistas Mestre Dalua e Felipe Roseno, farão duas apresentações ao final das sessões de Bento Batuca, fechando os dois períodos do evento, manhã e tarde. As exibições serão pautadas nos ritmos que dão o tom do espetáculo teatral e evento como um todo: capoeira, maculelê, frevo e samba, em uma celebração da cultura brasileira.
Sempre antecedendo às sessões do espetáculo, o Cultura na Praça terá atividades livres para as crianças e toda a família interagirem juntos, desde cedo. Entre as opções está a Oficina de Dança, que acontece em dois horários, com um instrutor no palco e monitores distribuídos pela praça, propondo uma aula coletiva com ritmos brasileiros como Maculelê, Frevo, Samba e Capoeira.
As atividades seguem ainda com outras opções: Pintando com a Natureza é uma oficina que propõe às crianças encontrarem elementos naturais do ambiente, como folhas, gravetos e flores, para combinarem com tinta guache, papel sulfite, caixas de ovos e pinceis, criando pequenas obras de arte para levarem para casa; Já na oficina livre Confecção de instrumentos, os participantes utilizarão garrafas, latinhas, copinhos e tampinhas para criarem instrumentos musicais, que também poderão ser levados como brinde.
Outras duas divertidas brincadeiras, Arte em Galhos e Lãs convida todos a utilizarem elementos da praça e novelos de lã em várias cores para criarem suas instalações. Já a oficina de Bolha de Sabão Gigante, onde as crianças irão interagir criando enormes bolas de sabão, com varetas, barbantes e sabão atóxico.
O dia ainda reserva espaço para duas atividades completamente livres, para as crianças participarem quantas vezes quiserem. A Amarelinha dos Ritmos substitui os números dos quadrados por ritmos brasileiros, onde o participante tem que dançar o ritmo correspondente a sua posição no jogo.
Outra atividade livre é a Feira de Trocas de Brinquedos e Livros, incentivando as crianças a trocarem e doarem brinquedos e livros entre elas. A ideia é mostrar que trocar e doar é uma forma divertida e responsável em relação ao consumo, desde a infância.