Histórias infantis podem ser uma boa opção para ajudar crianças e adolescentes a criarem vínculos com a escola
Mudar de escola, fazer amizade com os colegas ou avançar para um nova etapa escolar são situações que podem gerar medo. A literatura pode ajudar nessa fase de adaptação e no processo de volta às aulas de muitas crianças e adolescentes.
Nem toda criança gosta da escola no primeiro momento. Um novo ambiente e pessoas diferentes podem assustar. Ainda mais se for combinado com uma mudança de cidade, de turma ou os primeiros dias de aula na educação infantil. Mesmo às vezes sem querer ir à escola, todos vão precisar se acostumar com uma rotina de aulas e interações com os colegas. Por isso, algumas histórias infantis podem ajudar na adaptação escolar ao falar de meninos e meninas em situações muito parecidas.
É o primeiro dia de aula na escola nova de Chico. Então, o medo é normal. Mas ele não quer ficar sozinho. Será que vão achar Chico meio grudentinho? É o que a escritora espanhola pergunta ao apresentar a jornada de um dia do menino na escola. O livro, portanto, explora emoções novas para as crianças e diálogos simples sobre a diversidade.
Não importa que todo mundo está indo para a escola: Catarina não quer ir. Não, nem sonhando! Afinal, nem todo mundo está preparado para esse retorno, que traz um misto de alegria e angústias. Por isso, a morceguinha gritou tão alto para não ir à escola que fez os pais encolherem. Agora, tem que levar os dois em suas asas para assistir aula com ela. Mas essa ideia, a princípio tão genial, pode gerar muito mais confusão do que ela imagina.
Amanhã tem escola?”, é assim que perguntam três meninas de gerações diferentes. Nesses três contos ilustrados, as histórias da autora, da mãe e da avó se entrelaçam nesse desejo comum. Com desafios próprios, cada um revela memórias, paisagens e aspectos diferentes da cultura japonesa.
Vamos acompanhar o adorável coelho em sua rotina na escola. Além de brincadeiras, desenhos e até uma soneca, o dia de Bibo é cheio de outras descobertas. Isso porque o livro mostra como faz bem dividir o brinquedo e ter amigos. Mas o melhor mesmo para Bibo é ouvir as histórias da professora Isabel.
O Panda Chu está nervoso, pois é seu primeiro dia de aula. Ele quer encontrar colegas legais e fazer o melhor o que sabe. Mas será que vai conseguir? E se não conseguir, o que pode acontecer? Essa história delicada e bem-humorada acompanha crianças que estão começando a vida na escola. Por isso é uma boa leitura em família.
Em mais um episódio da vida do personagem da série “Marcelo, Marmelo, Martelo”, a autora leva as crianças a conhecerem o mundo dentro da escola. Marcelo estuda pertinho de sua casa. Ele desenha as letras, conversa muito com os colegas, até sobre ratos. Mas, no fim do dia, parece que a turma aprende mesmo a pensar, questionar e fazer tudo isso juntos.
* As descrições sobre cada livro foram elaboradas a partir de material disponibilizado pelas próprias editoras.