Chocalho, castanholas, pandeiro e tambor são alguns exemplos que podem ser reproduzidos de maneira fácil e divertida, a partir de objetos caseiros
A escuta musical estimula a concentração e desenvolve a musicalidade, ritmo e percepção nas crianças. Além de aguçar a imaginação, eles apoiam o desenvolvimento da coordenação motora. Por isso, o Lunetas trouxe seis ideias para fazer instrumentos musicais em casa.
A música desempenha um papel fundamental no desenvolvimento infantil, contribuindo de maneira significativa para o crescimento físico, emocional, social e cognitivo. Desde cedo, a escuta musical é capaz de estimular a concentração, incrementar noções de musicalidade, ritmo e percepção. Enquanto o canto pode ajudar a vocalização em bebês, a exploração dos instrumentos musicais pode apoiar a coordenação motora.
Diferentes estilos musicais expõem as crianças a uma variedade de emoções, podendo favorecer a conquista de inteligência emocional. O contato musical oferece uma forma de expressão única, ajudando os pequenos a comunicar sentimentos complexos, ainda difíceis de serem expressos em palavras. Além disso, quando elas se vêem capazes de reproduzir sons, a brincadeira se torna mais divertida.
Para incentivar essa experiência na vida das crianças, o Lunetas listou seis ideias para fazer instrumentos musicais em casa. Confira!
Sabe aqueles tubos que produzem som de chuva? Eles funcionam como um ótimo instrumento de percussão. Além disso, inspiram a imaginação e podem ambientar histórias, para deixá-las ainda mais emocionantes.
Para fazer é fácil: você vai precisar de uma garrafa vazia, palitos de dentes e grãos pequenos, como de arroz ou chia. Logo depois, basta jogar todos os elementos no interior da garrafa e sacudi-la de um lado para o outro.
Essa é uma brincadeira clássica, que todos podem fazer em casa. Primeiramente, é preciso alinhar seis copos idênticos em cima de uma mesa. Em seguida, coloque uma quantidade diferente de água em cada um deles. Finalmente, utilize uma colher para bater nos copos e produzir os diferentes sons. Também é possível adicionar corantes para deixar a brincadeira mais visual e divertida.
Não existe tambor mais fácil do que esse. É só tampar latas de alumínio vazias com um pedaço de bexiga – corte o bico de encher da bexiga com uma tesoura. Depois, prenda bem as bordas com fita adesiva ou elásticos.Você pode usar cola colorida, glitter ou tinta para decorar a lata e deixar a brincadeira mais divertida. Com variados tipos de grãos (milho, feijão, arroz, sementes, entre outros), é possível criar um ou mais tamborzinhos com sonoridades diferentes. Varetas ou lápis podem servir como baqueta.
Um pandeiro simples e diferente: basta pintar dois pratos resistentes de papelão e uni-los. Depois disso, faça furos nas bordas, ao redor dos pratos, para inserir guizos ou pequenos sinos. Para garantir que os penduricalhos permaneçam presos ao instrumento, utilize uma linha ou corda resistente, passe entre os objetos e dê um nó bem apertado. Um arame bem ajustado também pode funcionar!
Recorte uma garrafa de plástico em três partes, descarte a parte central, e separe o fundo e o gargalo. Pegue tampinhas de outras garrafas e coloque-as dentro da parte inferior. Com o auxílio de uma cola quente ou de uma fita adesiva, una as duas extremidades da garrafa. Depois disso, tampe o instrumento e decore com fitas ou tinta, da maneira que preferir.
Corte duas tiras de papelão e arredonde suas extremidades com o auxílio de uma tesoura. Logo depois, cole uma tampa de metal em cada uma das pontas internas, dobrando as tiras no meio (como mostra na imagem). Com uma canetinha, faça o desenho que preferir.