Crianças precisam de tempo: por que é importante brincar sozinho?

Dicas para os momentos em que as crianças demonstrarem que querem brincar sozinhas

Tempojunto Publicado em 19.01.2017
menino brincando com um caminhão de brinquedo

Resumo

Da mesma forma que o adulto precisa de tempo para desempenhar suas tarefas, as crianças também precisam de um tempo a sós. Isso vale para a brincadeira também.

Passar o máximo de tempo com os pequenos e acompanhá-los em suas descobertas diárias é supersaudável. No entanto, é importante não perder de vista que as crianças também necessitam de tempo a sós.

Sobretudo na rotina atribulada em que a maioria das famílias vive hoje, com pouco tempo de silêncio e tempo livre, proporcionar aos pequenos horas de tranquilidade e solidão traz benefícios significados para a forma de elaboração do mundo e de si mesmas.

Na hora da brincadeira, não seria diferente. O Tempojunto pensou nisso e preparou algumas dicas para os momentos em que as crianças demonstrarem que querem brincar sozinhas.

A importância do faz-de-conta

Comumente, é a partir dos três anos que as crianças começam a demonstrar interesse por brincar sozinhas – entenda-se: sem adultos por perto. Segundo os especialistas, essa fase do desenvolvimento pode ser chamada de faz de conta.

Aproximadamente até os sete anos, as crianças imitam as atividades dos adultos, e costumam transformar as referências que recebem no dia a dia em brincadeiras de fantasia.Filmes, desenhos e histórias de livros podem se tornar brincadeiras de faz de conta nesta fase, daí a importância de oferecer bons referenciais imaginativos.  O adulto não só pode como deve estimular esse movimento inventivo. Confira algumas dicas simples do Tempojunto para estimular esta fase do desenvolvimento:

1 – Respeitar o tempo da criança

Pense bem. Se você precisa de tempo para desenvolver um projeto de trabalho, a criança também precisa de tempo para desenvolver seu faz de conta. Então, dê tempo a ela para brincar, para sua imaginação voar longe. Segure a vontade de ficar perguntando o que ela está fazendo; evite interromper. Só fique atento de longe para ver se ela não se coloca em perigo.

2 – Oferecer estímulos para o faz de conta

Uma caixa de papelão, tubos vazios de papel higiênico, um lençol, echarpes, tecidos, revistas velhas, aquela calculadora antiga. Todos estes materiais – e muitos outros existentes em casa – são o sonho de qualquer criança “imaginadora”. Então, separe este tipo de objetos sempre que puder. Melhor ainda se você deixar disponível sem que eles percebam. Dá aquela ideia de “uau! Olha o que nós achamos!”

Enquanto brinca de faz de conta, a criança treina seu comportamento social, aprende a cumprir regras, vivencia como é estar no papel do outro e ainda aprende a trabalhar situações vividas e superar medos.

 

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