Uma retrospectiva literária em que as próprias crianças contam quais livros mais gostaram de ler este ano
O Lunetas preparou uma retrospectiva literária para conhecer quais foram os livros que as crianças mais gostaram de ler em 2022 e aproveitou também para perguntar como é a relação delas com a literatura. Vem ver o resultado em vídeo!
Quem disse que criança não gosta de ler? O Lunetas perguntou diretamente para os “melhores leitores” quais foram os livros que eles mais gostaram de ler este ano. A lista – que vai de clássicos da literatura infantil a livros recém-publicados – é uma inspiração para despertar outras crianças para o mundo da literatura e convidar você a também refletir que livro mais te marcou em 2022 e por quê.
As gêmeas Duda e Helena, 14, do canal “Pretinhas leitoras”, destacaram dois livros novinhos: “A pele que eu tenho”, de bell hooks e Chris Raschka. Segundo ela nos contou, trata da dificuldade de se fazer amizade quando o racismo está presente. E “Mesma nova história“, do trio Everson Bertucci, Mafuane Oliveira e Juão Vaz, uma história sobre um menino que ajuda a avó a enfrentar o Alzheimer. Já Adriel, 15, do canal “Livros do Drii”, nos deixa curiosos para descobrir quem é o real culpado por roubar um raio em “Percy Jackson e o ladrão de raios”, de Rick Riordan.
Conhecer uma pessoa de verdade é um exercício que vai além da aparência: em “A pele que eu tenho”, bell hooks conversa com as crianças sobre raça e identidade, para que elas possam celebrar quem são se amando e respeitando o próximo.
O livro convida o leitor a conhecer a história de uma avó que está perdendo a memória e seu neto, que é viciado em jogos eletrônicos. Que tipo de trocas eles podem ter vivendo momentos tão distintos? Esquecimento, memória, cuidado, abandono e amor são alguns dos temas abordados na obra.
Interessada pela arte desde muito cedo, Yulu foi desafiada a pintar seu primeiro autorretrato. Mas, após dias de esforço e dedicação com a obra, a tinta escorre da tela e acaba atrapalhando seu objetivo. E agora? Apesar das frustrações, é preciso começar de novo.
Adam e Thomas são dois meninos judeus que estão sozinhos numa floresta durante a Segunda Guerra Mundial. Entre os diversos obstáculos que o cenário de guerra traz, o sentimento de solidariedade é determinante para que eles continuem suas jornadas.
Sabemos que existem bilhões de galáxias, trilhões de estrelas e sabe-se lá quantos planetas. Mas do que são feitas as estrelas e os planetas? Como surgiu o universo? Este livro traz curiosidades e comentários sobre tudo o que envolve o espaço – incluindo como se tornar um astronauta e quais são os veículos utilizados para sair da Terra.
“Querido diário otário” é uma série de livros em que Jamie, uma menina de 12 anos, registra os diversos acontecimentos do seu dia a dia embalados por uma percepção que apenas a pré-adolescência pode trazer.
Introduzindo estudantes à filosofia ocidental, a antologia possui textos originais de filósofos como Platão e Descartes, para orientar discussões em grupos de estudo, sala de aula ou sanar curiosidades dos apaixonados por filosofia.
O que aconteceria se os deuses da mitologia grega saíssem do Olimpo e se apaixonassem por mortais ao redor do mundo? Percy Jackson, semideus filho de Poseidon e da humana Sally Jackson, é acusado de roubar um artefato precioso do Olimpo. Como ele e seus amigos poderão capturar o verdadeiro ladrão?
Um patinho nasceu muito diferente dos seus irmãos e começou a ser maltratado por onde passava. Ele decidiu se isolar e acabou descobrindo que sua beleza existia exatamente em suas diferenças.
Após passar férias na casa dos seus tios humanos, o bruxo Harry Potter começa mais um ano letivo na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Mas alguém – ou alguma coisa – ameaça a segurança e a tranquilidade da escola. O que a câmara secreta esconde?
* As descrições sobre cada livro foram elaboradas a partir de material disponibilizado pelas próprias editoras.
Neste outro vídeo, as crianças falam da literatura e sobre seus hábitos de leitura. Para Malu, 9, “quando você lê, parece que você está em outro mundo. Parece que você tá dentro do livro, só que na vida real”. Já Tarsila, 10, conta que quem a influenciou a ler foi sua mãe. “Muitas vezes era um momento de afeto com ela”, diz.
Leia mais
Comunicar erro