Material produzido em formato digital pela Pinacoteca promove conhecimento sobre artes visuais por meio de brincadeiras
Desde abril, todo segundo domingo de cada mês tem um novo vídeo-oficina em formato digital sobre artes visuais para que, em casa, todos possam brincar e aprender ao mesmo tempo.
A ação faz parte do programa PinaFamília, destinada a grupos familiares de todas as idades e conduzida pelo Núcleo de Ação Educativa (NAE) da Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Os vídeos-oficinas estão disponíveis pelo site do museu e canal do YouTube.
11/4 – Legalizamos o amor, de Randolpho Lamonier
O trabalho, de 2019, faz parte da série Profecias em que o artista mineiro apresenta seus desejos pessoais e previsões para o futuro. No vídeo, todos são convidados a expressarem seus sonhos/perspectivas por meio de uma criação com retalhos de tecidos, bordados, barbante, caneta hidrocor, entre outros materiais bem fáceis de encontrar. Legalizamos o amor é uma das obras da coleção do museu que está na exposição de longa duração.
3/5 – Composição, de Arnaldo Ferrari
A obra de 1974, apresenta o momento em que o artista passa a vincular-se ao construtivismo geométrico, com um ritmo visual vibrante, dado pela frequência de curvas e contracurvas ou pelo jogo geométrico da pintura de paisagens urbanas, principalmente fachadas de casas, cujo tratamento formal tende cada vez mais à abstração.
Também parte da programação do PinaFamília, está disponível, no site do museu e no canal do YouTube, o espetáculo PinaCanção – uma história cantada entre pinturas. Criado pelo Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca em parceria com Hélio Ziskind, diretor musical do Cocoricó, o espetáculo reúne música, teatro e artes visuais para contar a história de dois personagens que se encontram na Pinacoteca e, em meio às canções, descobrem juntos tons, texturas e escalas do mundo da pintura.
Comunicar erro