Uma lista de canais infantis com conteúdo direcionado a surdos e ouvintes em Libras
Como forma de preencher uma lacuna começam a surgir alguns canais infantis com conteúdo direcionado a surdos e ouvintes em Libras, embora ainda seja um movimento tímido.
Adaptando-se a uma necessidade, canais no YouTube passaram a produzir conteúdos exclusivos para o público infantojuvenil que possui limitações auditivas, suprindo uma lacuna existente de produções audiovisuais com a oferta de entretenimento, informações e dicas. Assim, aos poucos, crianças com deficiência auditiva começam a ter acesso a mais opções de conteúdos elaborados em Libras, a Língua Brasileira de Sinais, e legendados em português.
Para reforçar a importância de uma comunicação acessível de forma democrática, selecionamos alguns canais que manifestam essa preocupação desde cedo, apresentando conteúdos focados em acessibilidade de crianças com surdez e uma oportunidade para os ouvintes conseguirem se familiarizar melhor com a Libras. Afinal, o acesso à cultura de qualidade é um direito de todas as crianças!
Min e as Mãozinhas é o primeiro desenho animado totalmente em Libras, voltado para crianças entre 3 e 7 anos. Criado pelo diretor Paulo Henrique dos Santos, a história acompanha as aventuras de Min, uma menina surda, que faz amizade com os animais. A cada capítulo, ensina até cinco sinais em Libras em seus cerca de dez minutos de duração. Além disso, foi criada a séria MINuto Libras, dedicada a apresentar um novo sinal por dia.
Desde 2017, a professora Carolina Hessel conta histórias da literatura infantil no canal Mãos Aventureiras. Com a proposta de unir Libras à literatura infantil de qualidade, os vídeos, além de narrarem livros, trazem atualizações, comparando sinais antigos que sofreram alterações e diferenciando palavras com sinais muito parecidos, como nesse especial de Natal. Carolina também procura abordar temas da atualidade que possam interessar às crianças.
Um canal repleto de histórias, músicas e brincadeiras vivenciadas simultaneamente nas duas línguas oficiais do Brasil, o português e a Libras, realizando o desejo de integrar surdos e ouvintes em uma experiência direta com a arte da narrativa. O projeto, criado por Mirela Estelles e Amarilis Reto, começou com uma pesquisa para integração das duas línguas no Museu de Arte Moderna de São Paulo, durante a Semana Sinais na Arte. Com encontros presenciais desde 2011, o projeto agora foi adaptado para a linguagem audiovisual.
Entre os canais feitos por youtubers surdos, destacamos o canal do Roger Cruz, que traz excelentes dicas sobre como ensinar Libras de um jeito fácil e divertido para crianças, além de assuntos relacionados à tecnologia e piadas, embora o foco não seja infantil. No vídeo abaixo, seu filho mostra os sinais que está aprendendo.
Leia mais
Comunicar erro
No Brasil, existem 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva. Nove por cento nasceram com essa condição e 91% adquiriram ao longo da vida. Entre os que apresentam deficiência auditiva severa, 15% já nasceram surdos, revelou estudo feito entre Instituto Locomotiva e Semana da Acessibilidade Surda.