‘Me ajuda a olhar’: as emoções da pandemia em espetáculos on-line

Reinventando o teatro na pandemia, Equipe Flávia Garrafa apresenta três peças teatrais infantis sobre jovens e suas emoções intensificadas na pandemia

Da redação Publicado em 06.08.2020
Tela do zoom com imagem de uma mulher vestida com pijama amarelo e gorro de pinguim, deitada na cama, com três expressões diferentes: medo, dúvida e susto

Resumo

O conjunto de três atos - “Já pra cama, Theo!”, “Se enxerga, Alice!” e “Acorda, Gabi!” - serão apresentados no mês de agosto pelo aplicativo Zoom.

Pressão do cotidiano, crise com o corpo, repulsa, medo, relações familiares e sociais na pandemia: “Me ajuda a olhar”, projeto de espetáculos on-line idealizado por Flávia Garrafa e Kuka Annunciato, nasceu de temas constantes no universo dos alunos e desenvolvido a partir das experiências de aulas de teatro on-line.

O conjunto de três atos – “Já pra cama, Theo!”, “Se enxerga, Alice!” e “Acorda, Gabi!” – serão apresentados no mês de agosto pelo aplicativo Zoom. As peças, que inicialmente seriam realizadas de maneira presencial, encontraram novas perspectivas na pandemia para mostrar que não existem barreiras para fazer arte.  

Os ingressos podem ser adquiridos aqui e os lotes custam entre R$ 17 e R$ 25. 

Espetáculos on-line do ‘Me ajuda a olhar’

  • 1. ‘Acorda, Gabi!’

Dias 09, 16 e 23/08, às 18h30
Indicado para crianças a partir de 10 anos
40 minutos

O terceiro ano de ensino médio, a pandemia, a preocupação com seu corpo, a pressão para fazer as coisas, as provas e aulas on-line, a tristeza batendo à porta, a opinião dos outros. Tudo isso está sendo demais para Gabi! Espalhada em pedacinhos, Gabi precisa se juntar de novo para voltar a ser quem ela era. 

Image

Divulgação/Equipe Flávia Garrafa

Cenas da peça on-line “Acorda, Gabi!”

FICHA TÉCNICA
Texto e direção:
Pedro Garrafa e Flávia Garrafa
Elenco: Beatriz Baulhouth, Flávia Garrafa, Francisco Godinho, Julia Bentes, Julia Freire, Kuka Annunciato, Kauê Monzillo, Natália Viviani e Pauline Mingroni
Direção audiovisual, trilha sonora e coordenação técnica: Cassio Rotschild e Rafael Cabral
Operação de som e vídeo: Maria Helena Chira
Programação visual: Natalia Viviani
Produção: Adriana Moreno Sanchez e Equipe Flávia Garrafa

  • 2. ‘Já pra cama, Theo!’

Dias 09, 16 e 23/08, às 15h30
Indicado para crianças a partir de 3 anos
35 minutos

Theo é um menino de 5 anos que adora – e morre de medo – de histórias apavorantes. Como se não bastasse ter que lidar com a sua fértil imaginação, as conversas de adultos, o nascimento da sua irmã, para completar, apareceu um zumbi que diz ser o dono do seu quarto. Agora, Theo terá de enfrentá-lo para ter seu quarto de volta.  Para isso, ele precisa entender de onde vem os seus medos e como dominá-los. 

Apostando em cenas lúdicas e mergulhando no universo dos rabisco, a peça aborda uma questão importante na vida das crianças (e de todos nós): o medo.

Image

Divulgação/Equipe Flávia Garrafa

Cenas da peça on-line “Já para a cama, Theo!”

FICHA TÉCNICA
Texto e direção:
Pedro Garrafa
Direção de vídeo: Cassio Rotchildl
Elenco: Kuka Annunciato, Maria Helena Chira e Natália Viviani
Participação em vídeo: Flavia Garrafa
Produção: Equipe Flavia Garrafa

  • 3. ‘Se enxerga, Alice!’

Dias 07, 14, 21 e 28/08, às 19h
Indicado para crianças a partir de 8 anos
30 minutos

Alice não aguenta mais se olhar no espelho e está em guerra com o seu reflexo. Um dia, ao gravar um vídeo no celular, ela fica com raiva e manda sua imagem embora para sempre. O problema é que agora ela vai ter que lidar com as imagens que criou, que não são nada generosas com ela. Alice acaba entrando em uma caminho perigoso do mundo da estética, onde não sabe mais quem ela é realmente e quem ela está criando para se autossabotar. Será que a verdadeira imagem da Alice vai voltar? Ou será que o que ela inventou vai tomar conta do que vê no espelho? 

A partir de uma linguagem de cartoon, a peça aposta no ritmo e no humor para lidar com uma questão importante na vida dos jovens: a autoimagem.

Image

Divulgação/Equipe Flávia Garrafa

Cenas da peça on-line “Se enxerga, Alice!”

FICHA TÉCNICA
Texto:
Kuka Annunciato
Direção: Flávia Garraf
Direção de vídeo: Cassio Rotchildl
Elenco: Cassio Rotschild, Kuka Annunciato e Maria Helena Chira
Produção: Equipe Flavia Garrafa

Sobre a Equipe Flávia Garrafa

Atriz, psicóloga, diretora, dramaturga e educadora, Flávia fundou a Equipe Flávia Garrafa com o irmão Pedro Garrafa, dramaturgo e diretor teatral. Sócios há 27 anos no segmento de teatro-educação, acreditam no teatro como ferramenta de autoconhecimento, desenvolvimento pessoal, potencializador de talentos e catalizador de transformações sociais.

Leia mais

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS