A proposta é de levar as crianças a compreenderem que suas ações têm consequências
Além de pedir desculpas, que tal mudanças no comportamento para que as crianças encontrem soluções práticas e demonstrem preocupação e cuidado com o outro?
Será que existe outra palavra ou outro gesto, além de pedir desculpas que auxiliem as crianças a desenvolveram o senso de empatia e de cuidado com o outro? O Toda Criança Pode Aprender convida para esta reflexão.
Crianças que já frequentam a escola, ou mesmo quando se relacionam com outras crianças, sejam família ou amigos, geralmente se envolvem em situações em que são necessária a a mediação de um adulto.
Desde muito pequenos as crianças já são ensinadas sobre o poder desta expressão. Mas, será que a expressão, sozinha, significa que as crianças estão repensando suas atitudes?
Sugerir que refaçam um desenho que foi rasgado, oferecer apoio para o outro levantar, pegar um gelo ou saber se o amigo está se sentindo bem após uma trombada.
Isso não quer dizer que não devemos incentivar as crianças a pedirem desculpas. A proposta é de levar as crianças a compreenderem que suas ações têm consequências.
Mesmo que não tenha acontecido de propósito, é fundamental que chamemos para conversar as partes envolvidas no conflito, avaliando juntos o que pode ser feito naquele momento. Descrever a cena, retomando tudo o que aconteceu até o desencadeamento do problema ajuda os pequenos a construírem um novo panorama, a respeito dos motivos pelos quais aquilo não foi bacana e por isso deve ser revisto.
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