5 ideias de brincadeiras com elementos da natureza

Que tal brincar de recolher flores, folhas, gravetos e pedras? O potencial brincante desses elementos é surpreendente!
Em primeiro plano, a foto de uma mesa vista de cima, por onde estão espalhadas folhas de diferentes cores e tamanhos que, juntas, formam o desenho de um animal.. A mão de uma criança segura uma das folhas. Tempojunto
  • Publicado em: 13.03.2015

O nosso parceiro Tempojunto surgiu a partir da vontade da publicitária Patrícia Marinho de melhorar a qualidade do tempo que ela passa juntos com as filhas. Ela constatou que brincar junto, além de ser divertido, aproxima, reúne e cria um repertório comum de assuntos que enriquece a vida da família. O principal objetivo do site é compartilhar sugestões de atividades que adultos e crianças possam fazer juntos.

Assim como o Lunetas, a página acredita na importância do brincar para as crianças em qualquer idade. Hoje, a dica é usar os elementos encontrados na natureza para brincar. Confira!

1. Pincel com folhas secas

Tempojunto

Que tal utilizar folhas secas como pincel? O resultado é muito interessante.

Você já imaginou usar como pincel pequenos ramos daquelas folhas antigas que caem ou que sobram de flores? Sim, é possível pintar de forma diferente e usando folhas antigas e secas.

2. Procurando as cores na natureza

Tempojunto

Essa brincadeira estimula a observação e a curiosidade, e assim favorece o respeito pela natureza.

Que tal procurar as cores do arco-íris em uma caçada pela natureza? Pode ser no parquinho, no canteiro, no jardim. Só não vale arrancar do lugar de onde veio. Caso fique muito difícil, basta apontar até achar todas as cores. E uma atividade posterior pode ser, inclusive, desenhar os objetos achados.

3. Quadro sensorial feito de objetos da natureza

Duas crianças brincam com quadros no qual folhas e flores estão colados.
Tempojunto

Explorar o mundo natural a partir dos cinco sentidos é uma experiência muito rica para o desenvolvimento infantil.

Você vai precisar de um pedaço de papelão, achados da natureza que não mostrem risco de perigo e cola quente. Como mostra a figura, pedras, gravetos e folhas compõem o quadro e viram lugar de exploração para bebês.

4. Colando natureza na janela com contact

Uma janela com um papel contact pendurado. Nele, folhas e flores coladas. Uma criança aponta o dedo para uma delas, de costas para a foto.

O resultado dessa brincadeira é uma grande cortina feita com elementos naturais.

Na arte feita com contact, a tela de montagem é essa grande película adesiva, comprada em qualquer papelaria. Com folhas de outono ou flores a obra de arte fica incrível! Basta, depois de expôr na janela, colar em uma folha branca. E pode também ser assunto para maior conhecimentos de folhas e árvores por parte das crianças.

5. Desenhando com pedras coletadas

Tempojunto

A dica Tempojunto é montar essa brincadeira sobre um lençol antigo para facilitar a limpeza depois.

Às vezes o jardim do prédio não tem nada pra coletar, e aí sobra para a gente coletar as pedrinhas. Pode ser divertido usar pedras simples, mas em quantidade, para fazer formas e desenhos no chão.

Resumo

Pincel com folhas secas, quadro sensorial, colagem de folhas e desenho com pedras. Tudo isso utilizando elementos naturais para a brincadeira ficar ainda mais divertida e criativa. Veja como fazer nas dicas do nosso parceiro Tempojunto.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail