Vamos conhecer alguns exemplos de objetos de casa que viram brinquedos incríveis?
Tudo pode virar brinquedo. O que define um objeto como brinquedo é a interação que a criança (e o adulto) tem com ele. Confira as dicas do nosso parceiro Tempojunto!
O brincar pode ser mais simples e fácil que você imagina. Basta um pouco de criatividade e saber enxergar o mundo com os olhos das crianças. Muitos objetos de casa podem virar brinquedos, enfim, tudo pode virar brinquedo, inclusive objetos de casa.
O que define um objeto como brinquedo é a interação que a criança (e o adulto) tem com ele. Tem muito brinquedo que a gente compra que não representam desafios para a criança porque a brincadeira já vem pronta e a criança não precisa fazer muita coisa além de apertar um botão e observar.
Tem tanta, mas tanta coisa que dá para fazer com pregador de roupa, um dos objetos mais usuais em uma casa que podem virar brinquedos. Confira aqui 10 brincadeiras com pregador de roupa, sendo quatro atividades de aprendizagem e seis atividades de artes.
Os potes também são incríveis. Especialmente para crianças pequenas. .Certamente você tem potes de plástico, tipo tupperware, na cozinha, não tem? Veja aqui como brincar com potes da cozinha.
Você pode usar o colchão da cama, mais almofadas que sejam de espuma firme. Rolinhos nas laterais ajudam a demarcar o espaço e a proteger. Usando a criatividade dá para fazer até obstáculos. O importante é colocar tudo sobre um tapete fixo, para que as peças não escorreguem durante a atividade.
A proposta é brincar no espelho e acompanhar a descoberta da sua imagem e das possibilidades que o corpo da criança por proporcionar. Em geral, por volta de dois anos as crianças descobrem de forma mais racional que elas podem esticar, encolher, contorcer, girar cada parte do corpo e é nesta fase também que elas começam a nomear “cabeça”, “braço”, “pescoço” e assim por diante. Estimular isso em frente ao espelho é incrível e muito divertido para as crianças.
O escuro traz muitos desafios para a criança: apurar a visão, locomoção, noção espacial são alguns deles. Com a lanterna damos às crianças a possibilidade de resolver as situações que o escuro apresenta de uma forma diferente que simplesmente acender as luzes. Confira aqui seis brincadeiras com lanterna para animar qualquer situação.
Os utensílios da cozinha podem tanto ser itens de um cesto dos tesouros para crianças pequenas, como usa materiais para fazer uma arte de carimbo diferente.
Cabana de lençol é um clássico. Mas tem mais! Neste post você aprende brincadeiras ao ar livre com lençol, bolas e peixinhos e também aprende como fazer brincadeiras muito bacanas usando um lençol. Como a ideia de jogar a bexiga para cima, e não deixar cair.
Se o papai não se incomodar em emprestar, com o creme de barbear é possível fazer atividades sensoriais bem interessantes. Confira as ideias aqui.
Nesta brincadeira, a estante foi o palco do Jogo dos Sete Erros Humano. É só mudar alguns objetos de lugar e pedir para a criança adivinhar que objetos foram esses.
Isso mesmo: o que você tiver em casa. Dá para fazer, por exemplo, um jogo da memória em que os participantes da brincadeira escolhem um cômodo da casa e se reúnem lá. Todos ficam por alguns minutos olhando os objetos do lugar. Depois, uma pessoa é escolhida para ser vendada. Outra pessoa escolhe um objeto daquele cômodo e coloca na mão da pessoa com a venda, para que esta possa descobrir, apenas pelo tato, que objeto tem em suas mãos.
Leia mais
Comunicar erro