10 brincadeiras sensoriais para bebês de 12 a 18 meses
- Publicado em: 31.07.2015
“As descobertas sensoriais foram a principal novidade na minha forma de brincar com as minhas filhas. Eu nunca tinha ouvido falar em Maria Montessori na vida enquanto a minha filha Carol era bebê. Agora sou encantada com o efeito desse tipo de atividade no desenvolvimento da Gabi”, conta a publicitária Patrícia Marinho, sobre a abordagem pedagógica que privilegia a autonomia dos pequenos para o desenvolvimento pleno da infância.
Pensando em reunir todo esse potencial na hora da brincadeira, o nosso parceiro Tempojunto selecionou 10 atividades sensoriais para fazer com bebês, do zero aos dois anos, e aproveitar toda a potência de aprendizado desse período da vida.
Confira:
- 1. Descoberta sensorial com gel
Basta colocar gel num ziploc, misturar alguns objetos coloridos ou interessantes (eu usei olhinhos. Podia ser lantejoula, por exemplo), e colocar o bebê para interagir. Como eu estava numa fase de estimular a Gabi a andar, coloquei o ziploc colado na janela da varanda para que ela tivesse que ficar em pé para brincar. Mais detalhes de como tudo aconteceu você encontra neste post aqui.
- 2. Interagir com a natureza
Uma forma bem mais simples de brincar, que não requer nenhum tipo de material, é simplesmente garantir que os bebês tenham contato com a natureza. Mãos nas pedrinhas, mãos nas folhas, sentir o vento, ouvir os pássaros. Tudo isso é aprendizagem.
- 3. Brincar nas poças de chuva
Outra brincadeira que envolver a natureza é simplesmente deixar as crianças brincarem com a chuva. Aproveitar as poças e pular é um exemplo.
- 4. Colar e descolar pompom no papel contact
Aqui são duas versões de brincadeira. A primeira com contact preso no vidro da janela, A segunda brincadeira é colar e descolar do contact.
- 5. Colar e descolar post-it
Aqui é estimulado o movimento de pinça (usar o indicador e polegar para pegar os objetos).
- 6. Brincar com algodão e um pote
Outra coisa que você pode fazer é deixar o bebês explorar alguns materiais. Sempre com supervisão para não deixa-lo engolir o que não deve, mas nesta fase já dá para começar a falar “isso na boca não. Não é comida.” e o bebê aos poucos aprende. Até porque necessidade de usar a boca para “entender” o objeto vai diminuindo com o tempo. Um material simples de ter em casa e bom de explorar é o algodão. Num primeiro momento, dei apenas bolas de algodão e um pote vazio para a Gabi.
- 7. Brincar com algodão molhado
Se você não tiver algodão por perto, só a caixa, com água e alguns brinquedinhos, já funciona.
- 8. Explorar uma “caixa de arroz”
Encha uma caixa de arroz, coloque brinquedos e utensílios variados, e deixe a criança brincar.
- 9. Mexer com areia
Explorar a areia, seja da pracinha, seja um ambiente que tenha areia comestível, como esse aí da foto, também é muito bom!
10. Mexer com massinha
Explorar a areia, seja da pracinha, seja um ambiente que tenha areia comestível, como esse aí da foto, também é muito bom!
Resumo
Ir para o início
Explore nossos temas
Mesma Família
Últimos posts