Sustentabilidade sem chatice: 10 livros infantis sobre o tema
- Publicado em: 06.02.2017
Costumamos associar automaticamente a palavra “sustentabilidade” ao meio ambiente. No entanto, nem só aí reside o significado desse termo. A própria definição dicionarizada da palavra aponta para essa multiplicidade de sentidos. Lá, consta que a sustentabilidade está relacionada a aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade. O que é praticamente o mesmo que dizer que ela está em tudo, não é mesmo?
Um resumo possível é dizer que sustentável é toda e qualquer ação, objeto ou comportamento que se preocupe em garantir as necessidades do presente sem comprometer a saúde das gerações futuras, ou seja, tudo que cuide de conservar a vida – das coisas, dos animais, das plantas e até das relações interpessoais.
Como não desperdiçar o potencial deste assunto?
Com toda essa riqueza de sentidos, o tema não poderia ficar de fora das conversas com os pequenos. Afinal, eles são, por definição, o futuro do mundo. E investir em uma mentalidade sustentável, hoje, é garantir que ela perpetue boas ações em uma projeção de amanhã melhor para todos.
Pensando nisso, a Faber-Castell acaba de lançar o aplicativo “Floresta sem Fim”, que traz a sustentabilidade para perto dos pequenos ao transformar lápis de cor em animações de realidade aumentada: cada Ecolápis do estojo corresponde a um animal da fauna brasileira, e vem acompanhado de informações sobre a preservação das espécies.
Considerando que a literatura infantil pode ser uma ótima mediadora de fazer pensar e instigar primeiras reflexões nas crianças, preparamos uma lista com algumas dicas de títulos que se preocupam em abrir caminho para o tema.
Longe de esgotar o assunto ou limitá-lo a uma função meramente didatizante, o Lunetas, junto com a Faber Castell, preparou uma curadoria de leituras para trazer o tema ao universo da criança. São histórias que trabalham com lirismo, poesia e o melhor da ficção para desenvolver nas crianças a curiosidade para um olhar mais apurado e cuidadoso com tudo aquilo que nos cerca, afinal, sustentabilidade começa em novas posturas diante do mundo. Vamos lá?
*Este conteúdo foi produzido pelo extinto Catraquinha em fevereiro de 2017, em parceria com a Faber Castell. Em maio de 2018, o Catraquinha migrou para o Lunetas.
Resumo
Ir para o início
Explore nossos temas
Mesma Família
Últimos posts