Projeto musical ‘Siricutico’ resgata valor e magia do brincar

Parceria entre os artistas e brincantes Paulo Tatit e Filipe Edmo prevê clipes on-line, espetáculo de palhaçaria e oficina com educadores
Divulgação/Arte Lunetas
  • Publicado em: 15.07.2022
da Redação

Experimente reunir dois cancionistas e brincantes numa sala com 30 professores dispostos à invenção e o resultado pode ser surpreendente. Uma melodia dedilhada, corpos em movimento e sussurros de letras vão compondo, aos poucos, a brincadeira de gente grande. Foi o que aconteceu com os artistas Paulo Tatit, do Palavra Cantada, e Filipe Edmo, da Trupe Trupé: a participação foi tão intensa que resultou em três canções e três brincadeiras diferentes em apenas duas horas e meia. Dessa parceria nasceu o “Siricutico: corpo e brincadeira”, projeto que apresenta 15 brincadeiras cênicas inéditas, disponíveis em plataforma sonora on-line

Os clipes podem ser acessados pela criançada como uma forma de ensaio para a trilha sonora do espetáculo “Siricutico em: aventuras da Menina Flor e a Boneca Açucena”, que estreia no segundo semestre de 2022 e que irá passar por pelo menos cinco cidades no Brasil. O objetivo dos artistas com a iniciativa é despertar a vontade de explorar o corpo em brincadeiras, mexendo com as ideias e emoções. 

O espetáculo conta a história de Flor, uma criança que gostava de brincar dentro de casa, até que uma boneca a convidou a explorar outros jeitos de brincar, no quintal, ao ar livre. A promessa dos palcos é de muita interatividade, palhaçaria e música ao vivo para as famílias. 

Também está prevista a realização de dez oficinas para professores e educadores da rede pública de ensino e de Organizações da Sociedade Civil (OSC) que trabalham com crianças em idade pré-alfabetização. Diante dos desafios marcados pela pandemia, as atividades fazem um convite para a invenção e a exploração de brincadeiras com os pequenos, trazendo magia e movimento para as novas interações ao ar livre. 

Agenda

Confira os links dos vídeos já publicados e a agenda de lançamento dos próximos clipes na plataforma de brincadeiras do projeto “Siricutico”:

Vídeo 1 – 17/06
Vídeo 2 – 24/06
Vídeo 3 – 01/07
Vídeo 4 – 08/07
Vídeo 5 – 15/07
Vídeo 6 – 22/07
Vídeo 7 – 29/07
Vídeo 8 – 05/08
Vídeo 9 – 12/08
Vídeo 10 – 19/08
Vídeo 11 – 26/08
Vídeo 12 – 02/09
Vídeo 13 – 09/09
Vídeo 14 – 16/09
Vídeo 15 – 23/09

* O projeto tem patrocínio da Petrobrás, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91).

Leia mais

‘Brincar livre: de dentro pra fora’ mostra o brincar na pandemia

Resumo

Fruto da parceria entre os artistas Paulo Tatit e Filipe Edmo, o projeto “Siricutico: corpo e brincadeira” resgata o valor do brincar. A iniciativa prevê clipes on-line, espetáculos de palhaçaria e oficina com educadores.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail

Últimos posts