Carregando...

‘Semana Mundial de Aleitamento Materno’ começa nesta quarta-feira

A SMAM promove o aleitamento em 120 países. No Brasil, o Ministério lança a campanha "Amamentação é a Base da Vida"
Semana Mundial de Aleitamento Materno iStock
  • Publicado em: 31.07.2018
da Redação

O mês de agosto é mundialmente pautado pelo tema amamentação. Isso porque é neste mês que acontece a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), criada pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), com ações espalhadas pelo mundo todo, incluindo o Brasil. Por aqui, cabe a cada Estado e município realizarem ações. As iniciativas começam no dia 1º de agosto (quarta-feira) e seguem até o dia 7 (próxima terça-feira).

Os objetivos centrais da SMAM são informar a população em geral sobre a importância do aleitamento para o desenvolvimento infantil, e a relação direta entre amamentação e redução da pobreza. Assim, a Semana estimula ações para promover a amamentação como parte imprescindível da nutrição e da segurança alimentar.

No Brasil, uma das ações da SMAM é uma campanha encabeçada pelo Ministério da Saúde, que incentiva o aleitamento até os dois anos, com amamentação exclusiva até os seis meses. Com o slogan “Amamentação é a Base da Vida”, a nova campanha foi lançada na última sexta-feira, 27. Durante o evento, o representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil, Joaquín Molina, descreveu a amamentação como um dos gestos mais generosos que podem ser feitos.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno segue as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que prevê a amamentação como um direito de toda criança, uma vez que contribui para a saúde, o bem-estar e a sobrevivência de mulheres e crianças em todo o mundo.

Para o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, é preciso incentivar a amamentação assim como a doação de leite também. “Quanto mais tempo as crianças são amamentadas, mais elas adquirem resistência às doenças. A mulher que amamenta tem benefícios para sua saúde. Peço que as mães além de amamentar, que também doe leite, que é fundamental para crianças que necessitam de leite materno. Estamos trabalhando para ampliar o número de salas de amamentação nas empresas e dentro dos nossos serviços de saúde”, destacou o ministro. (Fonte: Portal do Ministério da Saúde).

“Todos nós temos um papel importante a desempenhar para garantir o crescimento, desenvolvimento e sobrevivência de todas as crianças ao redor do mundo”, afirmou a organização internacional l World Breast Feeding Week no texto de apresentação da iniciativa deste ano.

Em São Paulo, vão ocorrer uma série de iniciativas em prol da SMAM. Em parceria com a prefeitura, diversos estabelecimentos – entre hospitais, coletivos e profissionais da saúde – vão realizar encontros gratuitos para promover a Semana.

Um dos destaques da programação é uma palestra com o homeopata Moises Chencinski, presdidente do departamento científico de Aleitamento Materno da SPSP.

Confira a programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno organizada pelo HMEC (Hospital Municipal e Maternidade Escola):

  • 1º de agosto de 2018

14h: Abertura oficial com a participação da dra. Claudia Tanuri, diretora do Departamento Técnico; da enfermeira Vivianne Elias Silva dos Santos, presidente da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC); da coordenadora do Banco de Leite Humano do HMEC; e da dra. Marina da Rosa Faria, vice-presidente do IHAC.
Local: Av. Deputado Emílio Carlos, 3100 – Vila Nova Cachoeirinha

14h30: Palestra – “Amamentação – A Base da Vida”, com o dr. Moises Chencinski, presidente do departamento científico de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
Local: Av. Deputado Emílio Carlos, 3100 – Vila Nova Cachoeirinha

15h30: Confraternização no anfiteatro do HMEC
Local: Avenida Deputado Emílio Carlos, 3100 – Vila Nova Cachoeirinha

 

  • 5 de agosto de 2018

10h: Caminhada de apoio à SMAM
Local: Casa das Rosas – Avenida Paulista, 37 – Paraíso

  • 8 de agosto de 2018

10h: Caminhada de apoio à SMAM nos setores assistenciais da maternidade, com concentração na entrada principal.
(Obs: os participantes da Caminhada na Paulista também estão convidados para a Caminhada na Maternidade, com a camiseta símbolo do evento).
Público-alvo: todos os colaboradores da maternidade, doadoras de leite materno externas e pais de bebês internados na Unidade Neonatal e demais interessados.
Local: Avenida Deputado Emílio Carlos, 3100 – Vila Nova Cachoerinha

Leia também:

Amamentação: 13 matérias para te ajudar com a hora do tetê

Resumo

Criada pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), a Semana Mundial de Aleitamento Materno dá visibilidade ao tema por meio de uma série de ações.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp