Com a correria do dia a dia, muitas vezes as famílias recorrem à praticidade dos alimentos congelados – vale reforçar: não estamos falando de congelados industrializados, e sim de comidas preparadas em casa. O que muitos não sabem é que, no freezer, é possível manter os nutrientes dos alimentos e o mesmo sabor do prato feito na hora. Confira algumas dicas do Delícias do Dudu de como congelar alimentos corretamente, como frutas, sopinhas, purês, vegetais e legumes – crus e cozidos. Confira!
Como congelar alimentos corretamente
-
Vegetais
O congelamento não melhora a aparência, o estado, ou sabor do alimento. Por isso, é importante que os vegetais sejam de boa qualidade e estejam frescos no momento de serem congelados. Quase todos os vegetais podem ser congelados, menos os que serão consumidos crus, em saladas, como alface, agrião, escarola, almeirão, rúcula, pepino e rabanete, por exemplo.
A maioria dos vegetais frescos precisa de um pré-cozimento antes do congelamento, técnica conhecida com “branquear” ou “escaldar”, que permite conservar as características originais do alimento (cor, sabor e textura). Mas como fazer o branqueamento dos vegetais? Lave, retire as partes danificadas, descasque e corte os vegetais. Ferva um litro de água e coloque 100 gramas de legumes ou verduras. Abaixe o fogo e cozinhe os vegetais até que fiquem “al dente”.
Retire a água com o auxílio de uma peneira e mergulhe os vegetais em recipiente com água e gelo (choque térmico) até que fiquem frios – procedimento importante para deter a ação do calor, que continua cozinhado o alimento mesmo com o fogo desligado. Deixe escorrer e embale os vegetais em potes plásticos com tampa ou em sacos plásticos, retirando o ar.
O tempo de conservação dos vegetais branqueados é de, em média, 10 meses. Confira algumas tabelas de forma e tempo de branqueamento, bem como de estocagem e conservação de vegetais congelados.
-
Sopas
A primeira dica é sempre utilizar ingredientes frescos e preparar as sopinhas com pouco sal. Também é sempre interessante usar ervas frescas para temperar, como salsa, cebolinha, orégano, hortelã, manjericão, entre outras. Uma outra dica é não cozinhar o alimento por muito tempo, já que com o descongelamento e posterior aquecimento, o cozimento acontece por completo.
Para fazer a sopinha (que pode ser congelada normal ou no estilo papinha), refogue pedaços de carne ou de frango, acrescente legumes e, por último, o macarrão (este é opcional). Deixe ferver por apenas três minutos, retire a panela do fogo e faça o resfriamento rápido, colocando-a em recipiente com água gelada. Separe em porções únicas e coloque em potes plásticos, identificando o sabor das papinhas com etiquetas. A duração é de um mês após o congelamento.
-
Purês
Todos os tipos de purês podem ser congelados. As batatas, por exemplo, quando cozidas, inteiras ou em pedaços não conservam a mesma textura após o congelamento. Porém, como purês, as batatas congeladas ficam perfeitas.
Depois de cozidas, amasse as batatas ainda quentes e acrescente um pouco de manteiga e leite, para que o purê não escureça com o processo. Misture bem os ingredientes e esfrie o purê em recipiente com água gelada. Embale as porções em sacos ou potes plásticos com tampa e consuma em até dois meses.
-
Frutas
Todas as frutas podem ser congeladas, exceto a banana e a pera d’água, que não apresentam bons resultados após o descongelamento. Antes do congelamento, as frutas devem ser lavadas, de preferência em água gelada, descascadas e com as sementes retiradas. Elas podem ser congeladas inteiras ou cortadas, em forma de purê, polpa ou suco concentrado.
Para facilitar o uso, congele a polpa das frutas que serão utilizadas para sucos em recipientes individuais ou em forminhas de gelo. Depois de congeladas, podem ser guardadas em sacos plásticos e utilizadas de acordo com sua necessidade. Na hora de usar, a polpa pode ser batida ainda congelada no liquidificador, juntamente com água.
O uso mais indicado das frutas após o congelamento é no preparo de doces em calda, geleias, purês, sucos, vitaminas, sorvetes e recheios de bolos. O congelamento pode ser feito de quatro formas:
- Ao natural: lave, descasque, retire os caroços e embale em sacos plásticos. O tempo de conservação varia de quatro a seis meses.
- Como polpa ou purê: descasque, retire as sementes e bata no liquidificador. Para as que
escurecem, acrescente uma colher de sopa de suco de limão. Coloque o purê em formas individuais, deixando um centímetro de espaço para expansão. Feche bem e leve ao freezer por até 12 meses. - Com açúcar (não recomendável se for servir a fruta a menores de dois anos): técnica ideal para congelar frutas que serão servidas adoçadas em cremes, doces ou sucos. Coloque a fruta limpa e seca em um recipiente plástico e polvilhe com açúcar, de modo que fiquem totalmente cobertas. A medida básica é ½ xícara (de chá) de açúcar para cada 600 gramas de fruta. Deixe descansar até que a fruta libere o suco e dissolva o açúcar, formando um xarope natural. Tampe o recipiente e leve ao freezer. O tempo de conservação é de oito a 12 meses.
- Em calda (não recomendável se for servir a fruta a menores de dois anos): ferva uma xícara de água com uma xícara de açúcar, coloque as frutas em um recipiente plástico e cubra-as totalmente com a calda. Para as que escurecem devido à oxidação, como é o caso da maçã e do abacate, acrescente ½ colher de suco de limão. Deixe esfriar, tampe e leve ao freezer. Esta técnica conserva as frutas por até 12 meses.
As frutas têm características próprias e precisam de tratamento diferenciado para que possam ser congeladas. Confira aqui uma tabela com dicas de como congelar alimentos.