Além dos desafios de maternar, muitas perguntas inconvenientes – às vezes até carregadas de boas intenções – costumam rodear o dia a dia das mães. “Por que você não quer ser mãe?”, “Cuidado com o peso”, “Quando vai dar um irmãozinho?” são exemplos de perguntas que todas as mulheres já ouviram.
Embora constrangidas e desconfortáveis, as palavras podem sumir e aquela resposta bem dada só aparece horas depois. Assim, as reações mais comuns são ficar em silêncio, dar uma risadinha sem graça, uma resposta ríspida ou se sentir culpada.
Mas, para se posicionar e dar boas respostas, a psicoterapeuta Daniela Umaras recomenda “assertividade”. De acordo com ela, essa é a palavra-chave para perguntas invasivas, pois corta o assunto sem mais delongas. Assim, “você se posiciona de maneira direta, sem ser passiva, apenas aceitando tudo o que dizem. Mas, por outro lado, também sem ser agressiva, dando respostas grosseiras.”
Depois de ouvir mães ainda gestantes ou de longa data sobre as principais perguntas sem noção, separamos 12 sugestões de respostas para começar a treinar desde já!
Perguntas sobre maternidade e sugestões de como respondê-las
- 1- Quantos quilos você já ganhou na gestação? Toma cuidado para não engordar muito!
Sugestão de resposta: imagino que você esteja preocupado(a) com minha saúde, obrigada! Mas estou acompanhando a evolução da gravidez com o médico. - 2- Por que você vai fazer cesárea? Parto normal é muito mais natural e respeitoso.
Sugestão de resposta: estou acompanhando com o médico as melhores opções para mim e para o bebê, considerando a nossa saúde. - 3- Por que esse nome? Tem outras opções tão mais bonitas!
Sugestão de resposta: escolhi um nome que fizesse sentido para minha história e que eu goste. Esse nome é perfeito para mim. - 4- Quando você vai dar um irmãozinho para seu filho(a)?
Sugestão de resposta: por ser uma decisão pessoal e/ou conjunta com meu parceiro, neste momento decidi/decidimos nos dedicar exclusivamente à criação do meu/nosso filho, para que cresça com todo o suporte necessário. - 5- Por que você dá (ou não) chupeta?
Sugestão de resposta: imagino que esteja preocupado com a saúde dele, mas decidi com base nas minhas circunstâncias e no que acredito que seja bom para meu/minha filho(a). - 6- Você vai dar isso para o seu filho comer? Eu não daria!
Sugestão de resposta: imagino que esteja preocupado com o desenvolvimento dele, mas decidi com base nas minhas circunstâncias e no que acredito que seja bom para meu/minha filho(a). - 7- Por que você não quer ter filhos?
Sugestão de resposta: por ser uma questão pessoal e dentro do que projeto para o meu futuro, eu não planejo ter filhos. - 8- Você está ensinando tarefas de casa para sua filha? Ela já é grandinha, precisa aprender a ser dona de casa.
Sugestão de resposta: eu sigo as orientações da pediatra quanto a propor atividades para o desenvolvimento da minha filha. - 9- Você precisa arranjar um pai para essa criança.
Sugestão de resposta: imagino que você esteja preocupado(a) com a educação do meu/minha filho(a), mas dou todo o suporte que ele(a) precisa para o seu crescimento de forma saudável. - 10- Seu/Sua filho(a) está tão magro. Você está o alimentando direito?
Sugestão de resposta: obrigada pela preocupação com ele/ela, mas o pediatra está acompanhando. - 11- Seu/Sua filho(a) está tão gordo. Você precisa fazer uma dieta nele(a).
Sugestão de resposta: obrigada pela preocupação com ele/ela, mas o pediatra está acompanhando. - 12- Por que você não amamenta seu/sua filho(a)?
Sugestão de resposta: imagino que esteja preocupado(a) com a saúde dele(a), mas estou acompanhando com o pediatra.
Leia mais
Comunicar erro