Rápido e saudável: aprenda a fazer brigadeiro de banana verde

Uma alternativa mais saudável:. receita do brigadeiro de banana verde não leva leite condensado e fica tão gostoso quanto o original
iStock
  • Publicado em: 17.10.2016
da Redação

Ele não tem leite condensado e quase não leva açúcar: se fôssemos adivinhas, possivelmente chutaríamos qualquer coisa diferente de brigadeiro. Mas é dele mesmo que estamos falando. Para oferecer aos pequenos uma alternativa saudável da guloseima que eles adoram, a dica é o brigadeiro feito com biomassa de banana verde.

Já falamos aqui no Lunetas sobre os benefícios dessa maravilha alimentar. A biomassa de banana nada mais é do que a banana verde cozida em fogo alto com a casca – é recomendável não retirar a casca enquanto se cozinha para conservar as vitaminas e nutrientes da fruta -, e  pode ser usada como base em receitas doces e salgadas. Para quem tem preconceito com o gosto da banana, pode ficar despreocupado: a biomassa de banana verde tem sabor neutro.

A receita de hoje, criada pelo nosso parceiro Delícias do Dudu, é o brigadeiro de banana verde. Fácil de fazer, rápido e barato, uma boa pedida é incluir as crianças na hora do preparo. Confira e inspire-se para fazer com os pequenos:

Ingredientes

  • 4 bananas bem verdes;
  • 1 colher de sopa de cacau em pó (sem açúcar);
  • 2 colheres de melado ou açúcar demerara (opcional; apenas o doce da banana já é suficiente);
  • 1/2 xícara de farinha de aveia;
  • 1 colher de sopa de manteiga (uma opção mais saudável é substituir a manteiga por duas colheres de óleo de coco).

Como fazer?

Amassar a biomassa, o cacau, o açúcar/melado e misturar tudo no mixer ou liquidificador. Colocar a manteiga ou óleo de coco em uma panela, juntar a mistura de bananas e ir apurando e mexendo até reduzir pela metade. Acrescentar a aveia o quanto baste para dar o ponto, levar à geladeira para esfriar, untar as mãos com manteiga e enrolar em formato de bolinhas. Pode passar em raspas de chocolate amargo ou cacau em pó, granulado ou ainda em farofinha de castanha e coco ralado.

Como preparar a biomassa

Cozinhar as bananas verdes (precisam estar bem verdes) com casca na panela de pressão por três mintuos após pegar pressão. Escorrer a água, esperar esfriar e descascar a banana.

Para o brigadeiro

  • Bater as bananas no mixer ou liquidificador após cozidas.
  • Numa panela, colocar uma colher de manteiga, a banana e acrescentar cacau em pó a gosto.
  • Se quiser adoçar, usar mel, melado ou açúcar mascavo.
  • Deixar cozinhar em fogo baixo até ficar com uma consistência de brigadeiro.
  • Levar para a geladeira por no mínimo duas horas.
  • Enrolar e passar no cacau em pó, farofa de castanha, granulado ou o que desejar. A dica é polvilhar por cima com nozes, granola ou outros grãos e castanhas que desejar.

Resumo

Para fugir do leite condensado, conheça essa delícia saudável, o brigadeiro de banana verde.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail

Últimos posts