‘Quintal do Mundo’: mostra fotográfica une infância e território

Divulgação/arte Lunetas
  • Publicado em: 02.10.2020
da Redação

Pião, pipa, terra, bolinhas de gude, sementes. O ato de brincar traz inúmeras possibilidades, objetos e localizações na exposição on-line “Quintal do Mundo”, com registros fotográficos das infâncias ao redor do país. A galeria virtual abre neste sábado (3/10), no site da Carretel Cultural

Quem está por trás da exposição é Roque “Roquinho” Antônio Juaquim, artista e observador da cultura da infância. Para ele, a iniciativa busca fomentar as múltiplas integrações com territórios e natureza, pelo “registro da linguagem e o sentimento original desse tempo para pensar um mundo que compreenda e acolha as infâncias”. Adultos que guardam em si as marcas da infância também participam neste entrelace de registros que a primeira idade é capaz de oferecer.

“Toma pela mão a criança que o adulto foi e a convida a revisitar a infância” – Roquinho

Os visitantes da exposição poderão adquirir fotografias em diversos tamanhos e cartões postais. Parte do valor das compras será revertido às comunidades onde as fotografias foram tiradas ou em forma de apoio financeiro para projetos de associações comunitárias, por meio de ações realizadas pela Carretel Cultural.

Sobre a produção
Há 20 anos, a Carretel Cultural desenvolve práticas, reflexões e registros sobre o brincar como traço elementar da cultura e identidade de um povo e sobre sua importância para plenitude do desenvolvimento humano. Pesquisa e sistematiza aspectos da cultura brasileira e busca na força universal e atemporal do brincar a inspiração para construções metodológicas diversas. “Quintal do Mundo” conta com coprodução da Aldeia Jabuticaba e da Mútua Criativa.

Aviso

As informações acima são de responsabilidade do organizador do evento e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Tenha Lunetas no seu e-mail