Isa Minatel: ‘Associar educação a punição é um grande equívoco’

A psicopedagoga Isa Minatel defende que pais devem buscar o autoconhecimento para educar melhor seus filhos

Criar e Crescer Publicado em 20.12.2018
Punição? foto de um menino vestindo jeans e casaco preto, sentado no chão e encostado em uma parede, com braços cruzados e semblante chateado

Resumo

Estudar e se preparar para saber agir em situações de conflitos com as crianças é a indicação do pediatra Daniel Becker e da psicopedagoga Isa Minatel. Assista ao vídeo!

As tensões entre pais e filhos muitas vezes levam a uma necessidade de punição. Mas qual a eficiência do castigo? Existem melhores alternativas para educar uma criança? Faz sentido associar castigo com pensar?

É sobre estas questões que refletem o pediatra Daniel Becker e a psicopedagoga Isa Minatel neste episódio do Criar e Crescer. A criança provoca sensações emocionais que vão gerar uma reação e os adultos precisam pensar se vão reagir com raiva ou vão ensinar algo para as crianças.

“Usar a nossa racionalidade para segurar a reatividade às emoções, para reagir adequadamente é o papel do adulto”, lembrou Daniel Becker.

Para Isa Minatel, associar educação à punição é um grande equívoco. “Primeiro é preciso estudar o que fazer e depois pensar em si próprio com educador”, orienta.

Assista ao vídeo!

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS