Carregando...

Protagonismo: inscreva seu projeto no Desafio Criativos da Escola

Estudantes e educadores de ensino fundamental e médio podem inscrever seu projeto transformador no Desafio Criativos da Escola até o dia 30 de junho
Criativos da Escola
  • Publicado em: 16.05.2019
da Redação

Imagine mais de três mil crianças e jovens de 70 diferentes países reunidos para pensar novos caminhos para transformar a educação no mundo? É exatamente o que vai acontecer em Roma, na Itália, na segunda quinzena de novembro deste ano, na Conferência Global de Crianças e Jovens “Eu Posso”. Estudantes e educadores de todo o Brasil podem se inscrever para o prêmio Criativos da Escola 2019 participar dessa experiência até o dia 30 de junho.

O Desafio irá selecionar as sete iniciativas transformadoras que mais se destacarem por seu protagonismo, empatia, trabalho em equipe e criatividade, e levará três estudantes e um educador de cada grupo para a viagem.

Podem ser enviadas iniciativas que promovam soluções para problemas que afetem suas escolas, comunidades ou mesmo os municípios onde moram.

“No 5º ano no Brasil, já recebemos mais de 4500 projetos das mais diversas e desafiadoras realidades, seja no campo, nos grandes centros urbanos ou nos territórios mais periféricos. E estamos ainda mais animados com este grande encontro! Serão milhares de estudantes protagonistas que vão ampliar este movimento por melhorias para suas escolas, para suas comunidades e, por que não dizer, para o mundo em que vivemos!”, reforça um dos coordenadores do Criativos da Escola, Gabriel Maia Salgado.

Em 2018, as equipes premiadas viajaram para Fortaleza (CE) e participaram de oficinas, vivências e atividades culturais, além do evento de celebração. Clique aqui e veja como foi a cerimônia de premiação.

A conferência “Eu posso”

A Conferência “Eu Posso” está sendo organizada pelo movimento global Design for Change (DFC), criado pela educadora e designer indiana Kiran Bir Sethi. O evento é resultado de articulação feita entre o DFC e o Escritório Internacional de Educação Católica (Oiec) em 2017, quando o Papa Francisco fez um convite para a mobilização não só das alunas e alunos de escolas católicas de todo o mundo, mas de todas as crianças e jovens que estejam desenvolvendo ações de mudança em suas escolas e comunidades.

Programação do Criativos da Escola 2019.

“Os jovens exigem de nós uma mudança; interrogam-se como se pode pretender construir um futuro melhor, sem pensar na crise do meio ambiente e nos sofrimentos dos excluídos”, destaca Papa Francisco, em apelo de sua encíclica Laudato Sí.

Leia também

‘Desafio Criativos da Escola’ anuncia projetos vencedores de 2018

 

Resumo

Podem ser inscritas iniciativas que promovam soluções para problemas que afetem suas escolas, comunidades ou mesmo os municípios onde moram.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp