Projeto digital e gratuito aproxima crianças da arte-educação

São atividades on-line inéditas e programação virtual gratuita para crianças, famílias e comunidades escolares e artísticas promovidas pelo CCBB

Da redação Publicado em 16.06.2020
Arte e educação para crianças: uma menina negra se debruça sobre um caderno onde desenha seguindo algum curso ou vídeo por um tablet apoiado na mesa em frente a ela

Com as atividades presenciais suspensas temporariamente, o Centro Cultural Banco do Brasil promove o #CCBBeducativoEmCasa, uma iniciativa 100% digital que estimula a experiência, a criação e a reflexão por meio de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais.

A programação inédita traz atividades gratuitas com foco em cultura, arte, educação e entretenimento que podem ser acessadas pelo site e pelas redes sociais dos CCBBs (Belo Horizonte – MG, Brasília – DF, Rio de Janeiro – RJ e São Paulo – SP), sempre a partir das 10 horas.

Esta semana, o #CCBBeducativoEmCasa traz criação e contação de fábulas para as famílias, e uma conversa sobre educação e o hábito da leitura para educadores.

Confira a programação completa de arte e educação:

 

  • Terça-feira, 16/6, a partir das 10h – “Lugar de Criação Em Casa: Stopmotion”: Para estimular a imaginação da criançada e engajar suas famílias em processos e experiências de pesquisa e criação, a proposta é criar uma animação usando a técnica quadro a quadro. Os pequenos devem separar materiais disponíveis em casa, como massinha de modelar, brinquedos, papéis coloridos, desenhos, ou quaisquer objetos. Com a ajuda de um celular e um aplicativo para stopmotion, será possível criar animações com temas completamente originais. Depois, é só preparar a pipoca e prestigiar a exibição de vídeos dos cineastas mirins!

 

  • Quinta-feira, 18/6, a partir das 10h – “Transversalidades”: Esse curso de Técnicas de Aprendizagem para Bebês é voltado para mães, pais, professores e educadores. Nesta edição, aborda o hábito da leitura a partir de reflexões feitas por Nazareth Salutto, especialista em Educação Infantil e pedagogia. Embora a leitura de livros, jornais ou revistas seja uma das exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, estimular esse hábito ainda é um desafio no Brasil. Por isso, Salutto defende que pedagogos têm papel fundamental ao  formar novos leitores desde a primeira infância. A apresentação tem tradução em Libras.

 

  • Sábado, 20/6, a partir das 10h – “Lugar de Criação Em Casa: Desvendando Sombras”: Para participar dessa brincadeira, basta pegar vários objetos e, a partir da observação das diferentes formas que suas sombras fazem no chão, nas paredes ou no teto, incentivar os pequenos a transformá-las em desenhos ou contos criativos de comédia, suspense ou aventura, por exemplo. Depois, é só reunir a família ou amigos, pelas redes sociais ou chamadas de vídeo, e agendar uma sessão para contar essas estórias!

 

  • Domingo, 21/6, a partir das 10h – “Historietas”: A sessão de contação de histórias incentiva a criação colaborativa de enredos com jogos e desenhos, por meio de leitura de livros, animações e narrativas criativas. Nesta edição, dois contos do “Fábulas Fabulosas” serão narrados por Leo Ladeira e Gustavo Gaivota. Em “O Bicho Folharal”, a onça pintada é tão linda que parece uma pintura. Mas, o macaco resolve cutucá-la e lhe dizer que ela tem as pernas curtas. A onça então resolve se vingar, vigiando a única fonte da floresta e deixando o macaco em maus bocados para beber a sua preciosa água. Já em “O Lobo-Guará e o Urubu”, o urubu, que está com fome, desafia o lobo-guará a cantar. Muito vaidoso, ele vai cantar e deixa de lado a comida, que o urubu, bem esperto, pega para si.
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