#Presentesqueficam: incentivar a cultura é ampliar o repertório

Uma cidade acolhedora à infância acontece quando a criança não vê a cidade como um mero caminho entre sua casa e a escola

Renata Penzani Publicado em 10.10.2016

Resumo

A cultura cria representatividade, aprimora o senso de empatia e coloca à disposição das crianças ferramentas potentes para conhecer o mundo e a si mesma.

“A arte faz algo diferente de conduzir a uma experiência. Ela constitui uma experiência. E o faz transcendendo os significados acumulados e revelando novas possibilidades”

A afirmação é John Dewey, filósofo e pedagogo norte-americano, considerado um dos expoentes da escola progressista, e remete ao papel da arte como transformação, tanto do ponto de vista individual quanto social.

Porém, quando falamos de crianças, o que significa, na prática, garantir que o direito à cultura –  que consta inclusive no Estado da Criança e do Adolescente – seja respeitado? Questões como acessibilidade e democratização da cultura são indissociáveis desse questionamento, mas como a curadoria que fazemos enquanto mediadores interfere na visão de mundo dos pequenos?

Incentivar a relação das crianças com a cultura oferece um sem-número de ganhos quase invisíveis, mas que refletem diretamente no modo como vão se comportar diante do mundo, e que vão muito além da experiência em si. A cultura cria representatividade, aprimora o senso de empatia e coloca à disposição das crianças ferramentas potentes de conhecimento sobre identidade e História.

Por isso, nesta primeira matéria da Campanha #Presentesqueficam, que o Lunetas preparou para celebrar o Dia das Crianças, o tema é a interação dos pequenos com a cultura e suas múltiplas possibilidades.

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Roberto Yoshida

Malu tem cinco anos e passou três meses visitando diversos museus. A jornada resultou no projeto “Malu no Museu”, assinado pelo pai, o fotógrafo Roberto Yoshida.

A cultura como multiplicador de repertórios 

Afinal, o que ganham as crianças quando têm contato com a cultura? Nem só a literatura, a música, o cinema e as artes plásticas podem simbolizar uma experiência cultural, mas também a própria relação da criança com a cidade e seu patrimônio imaterial. Tudo isso faz com que ela conheça e se aproprie da realidade que a rodeia, e, assim, possa transformá-la.

Um passeio pela rua com as crianças, por exemplo, já configura uma interação cultural. Caminhar pela cidade e perceber como ela está preparada (ou não) para receber e acolher as crianças é entender a cada passo como se dá, na prática, o conceito de “cidade educadora”. Quem não se lembra do vídeo do menino Tim Tim, que viralizou nas redes sociais?

Muito além de ser uma fofura para ser compartilhada, o vídeo alerta para uma questão importante quando pensamos na experiência que as cidades oferecem às crianças. A compreensão do conceito de “cidade educadora” passa pela percepção de que se todo espaço público é um ambiente educativo em potencial, é preciso refletir sobre quais elementos naquele determinado espaço foram pensados especificamente para acolher a criança.

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As calçadas de uma grande avenida de Copenhague, na Dinamarca, ganharam um playground linear. Com ele, essa rua se tornou, também, um espaço para brincadeira.

Quando se trata de um museu, por exemplo, mais do que atentar só para a qualidade da sua programação cultural infantil – o que também é importante, claro – é reparar se o local é seguro, acolhedor, se oferece estrutura adequada para amamentação, se os banheiros masculinos também oferecem trocadores para que os pais possam exercer a responsabilidade da paternidade ativa, entre muitos outros fatores.

Não por acaso, a protagonismo infantil tem sido discutido até mesmo do ponto de vista do planejamento urbano, com a defesa de os pequenos devem participar ativamente da elaboração do plano diretor das cidades, por exemplo.

“Uma cidade acolhedora à infância acontece quando a criança não vê a cidade como um mero caminho entre sua casa e sua escola, mas como um ator que lhe convida a subir ao palco”

“Arriscamos dizer que falta pensar um urbanismo mais lúdico e acolhedor. O urbanismo pensado para as pessoas, em que nos integramos a ele, nos divertimos com ele, em que voltaremos a sentir a cidade em nossa escala humana”, afirmam, em entrevista ao Lunetas, Bianca Antunes e Simone Sayegh, autoras do livro Casacadabra, sobre arquitetura para crianças.

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Roberto Yoshida

Malu tem cinco anos e passou três meses visitando diversos museus. A jornada resultou no projeto “Malu no Museu”, assinado pelo pai, o fotógrafo Roberto Yoshida.

A importância das referências

“A imagem da criança é o reflexo do que o adulto e a sociedade pensam de si mesmos. Mas este reflexo não é ilusão; tende, ao contrário, a  tornar-se realidade. Com efeito, a representação da criança assim elaborada transforma-se, pouco a pouco, em realidade da criança. Esta dirige certas exigências ao adulto e à sociedade, em função de suas necessidades essenciais.” – Regina Zilberman

A fala da professora, presente no livro “O papel da literatura na escola”, faz pensar sobre a responsabilidade de um pai, mãe ou educador ao escolher as referências que estarão à disposição das crianças. Porém, antes de querer que eles assumam determinadas preferências, é preciso pensar se elas fazem parte das atitudes do adulto, e não só de seu discurso. Se a cultura não faz parte das preferências de quem incentiva, as crianças dificilmente vão absorver aquele.

Os adultos são os grandes mediadores da vida da criança. O cuidado com a qualidade dos passeios, livros e filmes que escolhemos – para nós e para eles – tem uma influência direta sobre quais paradigmas estamos acionando em seu imaginário. Por isso, a diversidade cultural, a pluralidade de discursos e o contato com múltiplas realidades devem estar contemplados nas escolhas do adulto.

No artigo “O adulto no mundo da literatura infantojuvenil”, o escritor Federico Ivanier usa o exemplo da literatura como mediadora do novo, mas o argumento pode ser estendido a outras as formas de expressões artísticas. Ele diz que a arte se preocupa mais em apresentar o desconhecido do que circular pelo convencional, e por isso tem um grande poder de preparar as crianças para os obstáculos da vida. “Geralmente, ela nos coloca em lugares pouco confortáveis, costuma provocar angustia, propor uma reflexão sobre o mundo desde alguém frágil, e mostrar o que nós não gostamos de ver. Potencialmente, gera incômodo desde todos os lugares possíveis: a sexualidade, a violência e a morte”.

#Presentesqueficam

Estamos celebrando o Dia das Crianças de um jeito diferente com a campanha #presentesqueficam. Mais importante do que presentear os pequenos com brinquedos prontos e coisas materiais, é oferecer as condições e o ambiente necessários para desenvolvimento pleno da infância: é o contato com a natureza, o cultivo das relações familiares, o olhar para o outro, a transmissão do cuidado com o espaço público. #Presentesqueficam são aqueles que deixam a criança crescer e respeitam o seu direito de ser criança todos os dias do ano. Afinal, o Dia das Crianças não é só uma data no calendário.

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