Podcast do Unicef para crianças foca em histórias da Amazônia

Transmitidos via rádio e internet, de forma gratuita, os conteúdos refletem as dificuldades enfrentadas pela infância na região
Menina indígena com o rosto pintado e um colar colorido aparece em matéria sobre podcast da Unicef que foca em histórias amazônicas iStock/arte Lunetas
  • Publicado em: 05.06.2020
da Redação

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lança um podcast para crianças e famílias brasileiras. São 24 episódios com foco na cultura amazônica divididos em quatro eixos temáticos – Amazônia Indígena, Viveres Ribeirinhos, Quilombos da Amazônia e Amazônia Encantada. Transmitido via rádio e internet, o programa diário tem 30 minutos de duração e é apresentado pela dupla Leandro Medina, educador paraense, e Andrea Soares, pesquisadora de culturas tradicionais.

Parte do projeto “Deixa que eu conto”, voltado para crianças em idade de frequentar a pré-escola e em processo de alfabetização (anos iniciais do ensino fundamental), os episódios destacam histórias, lendas, costumes e saberes amazônicos; sugestões de brincadeiras e atividades; e outros conteúdos inspirados nas diferentes culturas que formam a Amazônia Legal brasileira, para refletir sobre as dificuldades enfrentadas pela infância na região.

“Com as escolas fechadas devido ao coronavírus, há o risco de o isolamento social agravar as desigualdades nas aprendizagens, impactando especialmente meninas e meninos em situação de maior vulnerabilidade – entre eles, moradores de comunidades e periferias, indígenas e quilombolas, e crianças com deficiência“, comenta Ítalo Dutra, chefe de Educação do Unicef no Brasil.

O podcast está disponível no Spotify, no YouTube, na plataforma aprendendosempre.org, e em áudio, via WhatsApp. As rádios interessadas podem fazer o download, também de forma gratuita, e editar os quadros do programa.

 

Resumo

Crianças podem conhecer mais sobre a Amazônia em novo podcast do Unicef, lançado de forma gratuita neste Dia Mundial do Meio Ambiente.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail