PNLD 2020: Escolas públicas, é hora de escolher novos livros

Guia do PNLD Literário já está disponível e a seleção de novas obras literárias está aberta até 25 de setembro

Da redação Publicado em 18.09.2020
Imagem de uma menina negra lendo um livro dentro da sala de aula. Também sentada em uma carteira, ao seu lado, há outra menina negra.
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Resumo

Está aberta a seleção de livros PNLD para alunos dos anos finais do ensino fundamental e para os acervos das bibliotecas de escolas públicas no país.

Professores, diretores e coordenadores pedagógicos das redes públicas de ensino têm até o dia 25 de setembro para conferir as obras literárias disponíveis no âmbito do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Cada escola é responsável por escolher as coleções que acompanharão os alunos dos anos finais do ensino fundamental pelos próximos quatro anos, de acordo com seus propósitos educacionais e as informações contidas no Projeto Político Pedagógico.

O Guia do PNLD Literário 2020 apresenta um resumo fornecido pelas editoras dos livros aprovados em diferentes gêneros – romances, biografias, contos, crônicas, clássicos – e está disponível no portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A sigla PNLD, que antes significava Programa Nacional do Livro Didático, transformou-se em Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Com isso, passou a distribuir livros didáticos e também livros literários para estudantes e professores das escolas de educação básica da rede pública. Há também outro edital PNLD literário (o último aconteceu em 2018), que prevê a avaliação e a distribuição de obras literárias para estudantes da educação infantil, dos primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º anos) e do ensino médio.

Escolhas para o PNLD Literário 2020

As unidades de ensino devem selecionar dois livros por estudante do 6º ao 9º ano, além de acervos para reforçar as bibliotecas escolares com obras para a mesma etapa de ensino. A quantidade de acervos que cada escola terá direito será definida automaticamente pelo sistema, de acordo com o número de estudantes de cada unidade.

  • 14 tipos de acervos para a categoria 1 (obras literárias voltadas para alunos do 6° e 7° anos). Entre os temas, há livros de autoconhecimento, sentimentos e emoções; família, amigos e escola; o mundo natural e social; encontros com a diferença; diálogos com a história e a filosofia; aventura, mistério e fantasia.
  • 14 tipos de acervos para a categoria 2 (obras mais apropriadas para alunos do 8° e 9° anos). Entre os temas, há livros de cultura digital no cotidiano do adolescente; conflitos da adolescência; encontros com a diferença; sociedade, política e cidadania; diálogos com a história e a filosofia; ficção científica, mistério e fantasia.

Para cada ano, serão escolhidas duas obras literárias. Logo, a escola receberá oito títulos diferentes ao todo. Cada um desses acervos tem entre 23 e 25 títulos adequados à linguagem e às temáticas dos livros literários distribuídos para as escolas, tendo sido desconsideradas obras que apresentem qualquer tipo de preconceito, estereótipos ou discriminação de ordem racial, regional, social, sexual e de gênero. 

A partir da diversidade, pretende apoiar o percurso de desenvolvimento do aluno enquanto leitor, oferecendo-lhe opções a serem exploradas em sala de aula de modo que possa ampliar suas reflexões sobre si mesmo, os outros e o mundo à sua volta. 

Após uma reflexão coletiva que avalie os livros de literatura mais adequados à realidade de cada escola, a escolha das obras deve ser feita pelo sistema PDDE Interativo/Simec. Caso a escola ainda não tenha acesso ao sistema, deve entrar em contato com a respectiva Secretaria de Educação e solicitar liberação. O acesso ao sistema é feito com o CPF do diretor de cada unidade de ensino e uso de senha pessoal.

Livros literários e a BNCC
Os livros literários distribuídos pelo PNLD são importantes recursos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas instituições públicas do país à medida que incentivam a prática de leitura e estimulam a formação a longo prazo de leitores-fruidores. Ou seja, sujeitos que possam analisar criticamente o mundo e suas relações ao entrar em contato com a diversidade, ampliando suas experiências éticas, estéticas e políticas.

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