Pesquisa revela o que os brasileiros esperam das escolas

Igualdade de gênero, educação sexual e discriminação racial: mais de 90% dos entrevistados concordam que esses assuntos sejam abordados na sala de aula

Da redação Publicado em 04.07.2022
Uma menina branca folheia um caderno. Ela está dentro de uma sala de aula.
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Resumo

Abordar temas como igualdade de gênero, educação sexual e discriminação racial dentro da sala de aula é amplamente defendido pela população brasileira.

Quais temas a população brasileira acima de 16 anos espera que sejam abordados em sala de aula? Na pesquisa “Educação, valores e direitos”, a ampla maioria defende que assuntos voltados à igualdade de gênero, discriminação racial e educação sexual tenham espaço garantido nas escolas. A maioria também concorda que as escolas devem promover o direito das pessoas viverem livremente sua sexualidade.

O que a população espera das escolas?

Educação sexual

  • 96% dos entrevistados concordam que a escola deve fornecer informações sobre doenças sexualmente transmissíveis e formas de prevenção;
  • 93% concordam que estudantes devem receber orientações para evitar gestações indesejadas;
  • 91% concordam que educação sexual nas escolas ajuda crianças e adolescentes a prevenirem o abuso sexual.

Igualdade de gênero

  • 96% acreditam que devem receber, nas escolas, informações sobre as leis que punem a violência contra mulheres;
  • 93% acreditam que as escolas precisam ensinar meninos a dividirem com meninas e mulheres as tarefas de casa;
  • 88% acreditam que é importante discutir as desigualdades entre homens e mulheres.

90% concordam que discriminação racial deve ser discutida pelos professores e 81% concordam que escolas devem promover o direito de as pessoas viverem sua sexualidade, sejam elas heterossexuais ou LGBTs. Dos jovens de 16 a 24 anos, 91% concordam totalmente com a última afirmação. 

A pesquisa também trouxe dados sobre ensino domiciliar (homeschooling) e escolas militares: 78% discordam que os pais tenham o direito de tirar as crianças da escola para optar pelo ensino em casa, enquanto 72% dizem confiar mais em professores do que em militares em instituições de ensino. 

O assunto que mais dividiu os entrevistados foi política: 56% concordam que professores devem evitar falar de política em sala e 54% acham que pais podem proibir as escolas de ensinar temas que não aprovam. A percepção referente à “Escola sem partido” é pequena: apenas 27% já ouviram falar sobre o movimento. 

E quais os maiores problemas das escolas públicas?

  • 28% apontam falta de investimento dos governos;
  • 17% apontam baixos salários e desvalorização docente;
  • 12% apontam falta de infraestrutura nas escolas;
  • 3% apontam os conteúdos ensinados em sala.

* Coordenada pelas organizações Cenpec e Ação Educativa, a pesquisa foi realizada pelo Centro de Estudos em Opinião Pública (Cesop/Unicamp) e Instituto Datafolha. 

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