Como preparar as crianças e os jovens para aprender com senso crítico e responsabilidade no século 21?
O curso busca aprofundar a discussão sobre o campo jornalístico-midiático, as práticas contemporâneas de linguagem e os fenômenos de produção, circulação e distribuição de informação na era digital.
Todo mundo produz e todo mundo consome conteúdo – e o excesso de informações é um desafio ao nosso senso crítico. Como diferenciar fatos de opiniões? Como produzir e compartilhar mensagens com responsabilidade? O EducaMídia, em parceria com a Fundação Vanzolini oferece gratuitamente o curso “Educação Midiática e a BNCC”.
A formação busca aprofundar a discussão sobre o campo jornalístico-midiático, as práticas contemporâneas de linguagem e os fenômenos de produção, circulação e distribuição de informação na era digital.
O curso é voltado principalmente para professores de escolas públicas e privadas, mas quem se interessar, ainda que não seja professor, também pode participar. A Era da Informação democratizou o acesso ao conhecimento e expandiu os limites da sala de aula. O papel dos educadores, cada vez mais essencial, é preparar o jovem para tirar o melhor proveito desse ambiente.
“Entendemos que a escola deve guiar esse letramento, estimulando de forma segura e fortalecedora a autonomia e o senso crítico do aluno em relação ao ambiente informacional”, afirma o programa. São 30 horas de aulas gratuitas que podem ser feitas em qualquer hora e lugar. Ao completar os módulos, é possível obter um certificado.
O que é educação midiática?
Conjunto de habilidades para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos — dos impressos aos digitais.
O EducaMídia é o programa de Educação Midiática do Instituto Palavra Aberta com o apoio do Google.org para capacitar professores e engajar a sociedade no processo de educação midiática de jovens.