Online e gratuito: curso aborda educação midiática e a BNCC

Como preparar as crianças e os jovens para aprender com senso crítico e responsabilidade no século 21?
Istock
  • Publicado em: 18.12.2019
da Redação

Todo mundo produz e todo mundo consome conteúdo – e o excesso de informações é um desafio ao nosso senso crítico. Como diferenciar fatos de opiniões? Como produzir e compartilhar mensagens com responsabilidade? O EducaMídia, em parceria com a Fundação Vanzolini oferece gratuitamente o curso “Educação Midiática e a BNCC”.

A formação busca aprofundar a discussão sobre o campo jornalístico-midiático, as práticas contemporâneas de linguagem e os fenômenos de produção, circulação e distribuição de informação na era digital.

O EducaMídia é o programa de Educação Midiática do Instituto Palavra Aberta com o apoio do Google.org para capacitar professores e engajar a sociedade no processo de educação midiática de jovens.

O curso é voltado principalmente para professores de escolas públicas e privadas, mas quem se interessar, ainda que não seja professor, também pode participar.

A Era da Informação democratizou o acesso ao conhecimento e expandiu os limites da sala de aula. O papel dos educadores, cada vez mais essencial, é preparar o jovem para tirar o melhor proveito desse ambiente.

“Entendemos que a escola deve guiar esse letramento, estimulando de forma segura e fortalecedora a autonomia e o senso crítico do aluno em relação ao ambiente informacional”, afirma o programa.

São 30 horas de aulas gratuitas que podem ser feitas em qualquer hora e lugar. Ao completar os módulos, é possível obter um certificado.

O que é educação midiática?
Conjunto de habilidades para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos — dos impressos aos digitais.

 

 

Resumo

O curso busca aprofundar a discussão sobre o campo jornalístico-midiático, as práticas contemporâneas de linguagem e os fenômenos de produção, circulação e distribuição de informação na era digital.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail