5 escolas públicas que inovaram no jeito de ensinar arte

O Prêmio Arte na Escola Cidadã valoriza projetos transformadores postos em prática por professores de Arte de todo o Brasil
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  • Publicado em: 09.01.2020
da Redação

Cinco escolas públicas brasileiras venceram o 20º Prêmio Arte na Escola Cidadã, iniciativa do Instituto Arte na Escola para incentivar e reconhecer o ensino da arte nas escolas brasileiras.

O Porvir reuniu minidocumentários das escolas vencedoras , que estão na rede pública de Jandira (SP), Americana (SP), Jacundá (PA), Bento Gonçalves (RS) e Caicó (RN).

Professores de todas as regiões de Brasil, que trabalharam em sala de aula fazendo arte com celular, brincaram tinta com açaí, criaram a partir da identidade afro-brasileira e criaram autorretratos.

Eles concorreram com mais mil projetos em cinco categorias de premiação: Educação Infantil, Ensino Fundamental 1, Ensino Dundamental 2, Ensino Médio e educação de jovens e adultos. Os projetos premiados este ano passam por temas como cultura local, identidade afro-brasileira e fotografia.

Confira os vídeos!

  • CEI Brayan Biguinat Jardim
    “Universo Fotográfico Infantil” – Professora Grécia Oliveira (Jandira/SP)

A educadora convidou seus alunos a usar a tecnologia em favor do fazer e do olhar artístico enfatizando a importância do faz de conta para que se revele o protagonismo de cada uma das crianças. Os celulares foram utilizados como instrumento para humanização com a participação dos pais e da comunidade.

  • CIEP Prof. Octávio César Borgui
    “Ubuntu – Sou Porque nós somos” – Professor Antonio Roberto da Silva (Americana/SP)

A arte contemporânea foi utilizada como estímulo para a reflexão sobre a identidade afro-brasileira e a história do Brasil. Um projeto que realiza uma forte interação entre o individual e o coletivo que resultou em uma exposição.

  • EMEF Maria da Gloria Rodrigues Paixão
    “Cores do Açaí” – Professora Elsamar Emerique (Jacundá/PA)

O fruto do açaí e suas tonalidades de cores foram o ponto de partida para uma imersão na arte e a cultura paraense. Cada uma das turmas da escola focaram em um movimento da história da arte de modo a abranger um amplo painel que, de outro modo, poderia não constar no cotidiano dos alunos.

  • CEJA Senador Guerra
    “A reinvenção de si: reconstruindo histórias de vida na EJA por meio da palavra e da imagem” – Professor Jailson dos Santos (Caicó/RN)

A partir da arte, o projeto busca expandir a percepção que os alunos têm de si e do mundo, a partir de autorretratos nos quais os alunos são os autores da própria imagem, fazendo uso da língua portuguesa redigindo o painel “Autobiografia Visual”, no qual acontece a interação entre arte, cultura local e emancipação social por intermédio do olhar subjetivo que move uma experiência estética.

Resumo

Conheça projetos que despertam novos olhares para a arte e inspiram alunos, cidadãos e comunidades. Assista aos documentários sobre os projetos espalhados pelo Brasil.
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