Carregando...

#OCUPASACY: exposição gratuita apresenta folclore para crianças

#OCUPASACY no Sesc Interlagos

Até o dia 2 de setembro, o Sesc Interlagos, zona sul de São Paulo, recebe uma programação curiosa e super conectada com a cultura popular brasileira: a exposição #OCUPASACY.

Interativa, a mostra convida os pequenos a conhecer o universo mítico de uma das criaturas mais lembradas do folclore brasileiro, o saci.

Montada em um espaço amplo e permeado de pequenos detalhes que instigam a curiosidade das crianças, a exposição compõe um inventário de curiosidades sobre o menino peralta de uma perna só, e apresenta os diversos tipos de sacis. Como eles vivem, o que comem, o que fazem, como enxergá-los: tudo isso e muito mais.

A visitação está aberta de quarta a domingo, das 10h às 17h, com entrada gratuita. Para agendar visitas de grupo, é necessário entrar preencher um pré-cadastramento no site do Sesc Interlagos.

Crianças brincam na Sacyoteca, uma sala ovalada com diversas garrafas coloridas com sacis dentro.
Divulgação Sesc/Lidiane de Jesus

Um inventário dos mais diferentes tipos de sacis.

 

Uma invasão de sacis!

“A partir da imaginária invasão de sacys, coisas estranhas começaram a acontecer no Sesc Interlagos: objetos fora do lugar, bagunças misteriosas, placas de ponta-cabeça, algazarra nas trilhas, ovos de sabiás pintados, sal no café dos funcionários e grandes redemunhos. Tudo indica uma ocupação de sacys! Para entender o que estava acontecendo, uma equipe de sacyólogos fez uma grande investigação e encontrou um livro enterrado aos pés de um bambuzal: é o Inventário de Sacys, com ilustrações e textos de 77 tipos desses seres mágicos e mitológicos”, diz o texto de apresentação da mostra.

A brincadeira da # OCUPASACY é provocar as crianças a procurar onde os sacis se esconderam a partir do conhecimento sobre seus hábitos. Na “Sacyoteca”, um espaço onde os pequenos podem ver uma coleção de garrafas com sacis dentro, eles podem ver a criatura de perto, e imaginar onde estariam todos os outros que escaparam a agora pulam livremente por aí.

Com curadoria de Rudá K. Andrade e cenografia de Jeff Duarte, a proposta da mostra é transformar o espaço do Sesc em uma grande casa de sacis, promovendo o interesse do público infantil pelo imaginário popular brasileiro.

Aviso

As informações acima são de responsabilidade do organizador do evento e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp