Prometer algo em troca pode até parecer uma boa solução para resolver pequenos conflitos no dia a dia, mas traz prejuízos para o desenvolvimento das crianças
Prometer algo em troca pode até parecer uma boa solução para resolver pequenos conflitos no dia a dia, mas traz prejuízos para o desenvolvimento das crianças, diz especialista.
Em muitas casas, a educação infantil passa pelo sistema de recompensas, que nada mais é do que oferecer à criança algo em troca para que ela faça o que deve ser feito ou é pedido a ela. Por vezes, cuidadores recorrem a estratégias para resolver a situação de forma rápida, como diminuir uma birra ou mesmo na hora da refeição.
Embora num primeiro momento a prática possa parecer funcional, a psicóloga e psicanalista Carol Lopes, do canal Criar e Crescer, alerta para os efeitos perigosos que podem afetar a educação e o desenvolvimento dos pequenos.
Para Carol Lopes, se a cultura das trocas se torna uma prática frequente e um hábito na relação entre pais e filhos, isso pode trazer pelo menos dois problemas para dentro de casa e inclusive para o desenvolvimento da criança, pois:
Portanto, a especialista recomenda usar esse tipo de negociação com muita parcimônia e cuidado, de forma que “ensine algo à criança e para que ajude a estabelecer uma rotina na casa, mas não deve virar um movimento de troca”, reforça. Assista ao vídeo sobre sistema de recompensas na íntegra:
Leia mais
Comunicar erro