O que podemos aprender com a infância das crianças indígenas?

O ambientalista e escritor Ailton Krenak e o escritor e professor Daniel Munduruku compartilham seus pontos de vista sobre infância e cultura indígena

Camilla Hoshino Publicado em 19.04.2017
Foto em preto e branco mostra duas meninas índias. A da esquerda sorri enquanto a da direita se prepara, com a boca aberta, para falar alguma coisa.

Resumo

Que inspirações e ensinamentos podemos aprender com a cultura indígena? Convidamos Ailton Krenak e Daniel Munduruku para compartilhar seus pontos de vista sobre o modo como as culturas indígenas são absorvidas pelo homem urbano.

O dia 19 de abril é conhecido como o Dia do Índio. Apesar de haver muito pouco o que se comemorar em relação à temática, se considerarmos a destruição crescente dos territórios habitados pelos povos indígenas, a data pode ser uma boa oportunidade para conhecer um pouco mais da cultura e dos valores dos primeiros habitantes do nosso país, e nos aproximarmos dela.

Então, para celebrar a data e honrar essa cultura, o Lunetas convidou o líder indígena Ailton Krenak e o escritor e professor brasileiro Daniel Munduruku para uma reflexão: o que a infância das crianças indígenas pode ensinar às famílias dos grandes centros urbanos?

Que inspirações e ensinamentos podemos tirar de seu modo de viver, de encarar o mundo e de se relacionar com a natureza? E, principalmente, como aproximar as crianças dessas culturas tão ricas para o entendimento da História e cultura do Brasil?

Confira os depoimentos:

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS