Projeto intergeracional une creche e lar de idosos em um só lugar

O que acontece quando a experiência dos idosos e a vivacidade das crianças se encontram?
iStock
  • Publicado em: 18.06.2015
da Redação

Já pensou em uma creche que funciona no mesmo endereço que um lar para idosos ? Essa ideia foi colocada em prática pela pré-escola Intergenerational Learning Center e pela casa de repouso Providence Mount St. Vincent, ambos de Seattle, nos EUA, e deu origem ao documentário “Present Perfect” (“Presente Perfeito”) do diretor Evan Briggs. O trailer soma mais de um milhão de visualizações no YouTube . O filme está buscando financiamento colaborativo para ser finalizado.

“Cerca de 43% dos idosos vivem a experiência do isolamento social, que está diretamente ligada à solidão, depressão, assim como ao declínio mental e físico”

Por isso, diariamente, crianças de até cinco anos interagem com os 400 idosos moradores do lar numa variedade de atividades, como música, dança e arte. O objetivo das instituições é ajudar as crianças a aprenderem sobre o processo de envelhecimento normal, aceitar as pessoas com deficiência e ajudá-los a reduzir o medo de adultos mais velhos. Além disso, a iniciativa é uma alternativa para esquivar os idosos da solidão, comum para quem costuma envelhecer isoladamente

Em entrevista ao ABC News, o diretor do documentário Evan Briggs disse que minutos antes das crianças chegarem ao local, os moradores pareciam sonolentos, sem vida. Mas assim que elas entraram e começaram a interagir por meio das atividades, “os residentes pareciam reviver”.

Assista ao trailer do documentário:

Resumo

O documentário "Presente Perfeito" retrata o dia a dia de uma creche que compartilha o endereço com uma casa de repouso para idosos, em Seattle. Cerca de 43% dos idosos vivem a experiência do isolamento social, que está diretamente ligada à solidão e à depressão.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail