Livro infantil ‘Não me toca, seu boboca’ ganha versão em jogo

A fim de combater o abuso sexual infantil, jogo ‘Não me toca, seu boboca’ ensina as crianças a diferenciarem assédio de carinho

Da redação Publicado em 03.08.2021
Na foto, peças do jogo Não me toca, seu boboca estão dispostas em uma superfície de madeira
OUVIR

Resumo

Para auxiliar no entendimento infantil sobre o que é assédio e o que é carinho, livro ‘Não me toca, seu boboca’ ganha versão em jogo

Qual a melhor forma de ensinar as crianças a diferenciar assédio e carinho? Inspirado no livro homônimo de Andrea Taubman, o jogo pedagógico “Não me toca, seu boboca” aborda a temática do enfrentamento ao abuso e à violência sexual contra crianças e adolescentes.

O jogo segue a linha narrativa do livro, contando a história da coelha Ritoca, que percebe que seu novo vizinho não respeita seus direitos e seu corpo apesar de parecer bonzinho. A duração de cada jogada é em média de 25 minutos, indicado para crianças a partir de 5 anos, podendo participar de 1 a 6 jogadores.

Lançado pela ONG Visão Mundial, o jogo conta com a parceria de Daniel Martins, da D+1 Design e Jogos, e da Editora Aletria, responsável pelo lançamento do livro físico. Para Ruth Lima, gerente da Visão Mundial, “é importante falar na linguagem da criança, ensinando ela a se comunicar quando acontecer algum abuso”. Em 2020, mais de 95 mil denúncias de violência contra crianças e adolescentes foram registradas no país, número superior ao que foi contabilizado pelo Disque 100 em 2019 (86.800). Considerando um contexto de pandemia de covid-19 onde crianças passaram a conviver mais tempo com abusadores, dificultando a denúncia e possibilidade de identificação da violência sofrida, Ruth reforça que “assim como o livro, o jogo fala a língua da criança e abre portas que podem não ser abertas em uma conversa formal”.

“Não me toca, seu boboca” faz parte do Kit Contra o Abuso Sexual, um dos materiais desenvolvidos pela Visão Mundial, voltado ao compromisso de proteção da infância e das famílias em situação de vulnerabilidade. O jogo também acompanha um guia para apoiar educadores com sugestões de atividades adicionais que potencializam o processo de aprendizagem a partir da lógica do tema contida no jogo.

Leia mais:

 

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS