Carregando...

Mostra Ecofalante: cinema sensorial, Amazônia e realidade virtual

  • Experiência Sensorial na 8ª Mostra Ecofalante

  • Centro Cultural São Paulo (CCSP)

    Rua Vergueiro 1000 - CEP 01504-000 tel 3397 4002 - Paraíso São Paulo - SP - Ver Mapa

  • Gratuito

  • Saiba mais
Mostra Ecofalante
  • Publicado em: 28.05.2019
da Redação

Começa nesta quarta-feira, 30 de maio, em São Paulo, a oitava edição da Mostra Ecofalante, o maior evento de cinema socioambiental gratuito de São Paulo. O evento segue até o dia 12 de junho, em diversos espaços da capital paulista. Para os educadores, o passeio é um prato cheio, pois aborda temáticas com potencial educativo, como preservação do meio ambiente, cultura indígena e diversidade étnica.

Dentre os destaques da programação, que terá exibições de filmes, uma série de debates e atividades paralelas, como workshops e seminários, está a Experiência Sensorial. Serão exibições de filmes em Realidade Virtual (também conhecido pela sigla em inglês, VR – Virtual Reality).

Interativas e sensoriais, as exibições oferecerão para o espectador uma experiência inusitada com a tecnologia. “de um lado, a tecnologia que chama a atenção para uma causa, e, de outro, a que transporta para um mundo mágico”, diz a descrição da programação no site do evento. Ambos os filmes da Experiência Sensorial têm como tema central a exploração das florestas e dos recursos amazônicos: o chinês “Micro-gigantes” e o brasileiro “Mudanças Climáticas: o preço do banquete”.

“É uma oportunidade de compreender de perto a realidade do desmatamento na Amazônia e os múltiplos interesses que ameaçam nossa floresta”, diz o texto oficial no site do evento.

“Entraremos em um mundo em miniatura, no qual o ciclo de vida de insetos selvagens se desenrola”

Os filmes da Experiência Sensorial estará em cartaz no Centro Cultural São Paulo (CCSP), no bairro Paraíso, durante a 8ª Mostra Ecofalante, entre os dias 30 de maio e 12 de junho (exceto segundas-feiras), das 15h às 20h.

Confira as sinopses:

  • Micro-Gigantes
    (Direção: Yifu Zhou – China, 2018, 7′)

Esta espetacular animação realista permite que o público experimente o ecossistema a partir da perspectiva única do “micro mundo” dos insetos. Pequenas flores são árvores poderosas, pulgões são feras, gramas se tornam florestas, rochas são montanhas e gotas de água são tão grandes quanto piscinas. É neste mundo magnificamente surreal – mas baseado na realidade – que uma história de sobrevivência brutal e hipnotizante se desenrola.

Assista ao trailer:

  • Mudanças Climáticas: O Preço do Banquete
    (Direção: Danfung Dennis e Eric Strauss – Brasil, 2018, 9′)

A série de documentários de realidade virtual expansiva da Participant Media e da Condition One viaja aos confins da Terra para descobrir as pessoas e os lugares mais atingidos pelas mudanças climáticas. Mudanças Climáticas oferece uma visão imersiva da nova realidade de eventos climáticos catastróficos que deslocam comunidades e transformam paisagens em uma velocidade alarmante. Testemunhe a bela extensão da floresta Amazônica ameaçada por madeireiros, à medida que árvores maciças são derrubadas para dar lugar a fazendas de gado industriais. Pode a Amazônia sobreviver à crescente demanda global por carne bovina?

Confira a programação completa da 8ª Mostra Ecofalante.

Aviso

As informações acima são de responsabilidade do organizador do evento e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp