Andar a pé: como instigar a mobilidade ativa das crianças?

Como ensinar meninas e meninos a transitarem pela cidade de forma segura quando desacompanhados?

Da redação Publicado em 02.09.2019
Imagem de um vidro de carro parado no farol. Na frente do carro uma menina está andando pela faixa de pedestre
OUVIR

Resumo

Ao caminhar, andar de bicicleta, patins ou skate, a criança exercita sua autonomia e autocuidado, pratica atividade física, interage com os espaços públicos e começa a compreender seu papel como cidadãos, reforçando seu sentimento de pertencimento à comunidade.

A organização Criança Segura lançou uma publicação “Como ensinar as crianças a se locomoverem de forma autônoma e segura”, para chamar a atenção de pais, familiares e responsáveis por crianças que moram em grandes cidades sobre a importância da mobilidade ativa para o desenvolvimento saudável dos pequenos.

No e-book a organização explica o que é mobilidade ativa, apresenta os benefícios de crianças e adolescentes utilizarem essa forma de locomoção, aponta os principais riscos que podem surgir no trajeto e explica para pais, familiares e responsáveis como ensinar meninas e meninos a transitarem pela cidade de forma segura quando desacompanhados.

Faça o download do material aqui.

Para a Criança Segura, “incentivar o deslocamento autônomo de meninas e meninos, de forma responsável e segura, pode colaborar com a formação de adultos mais independentes, criativos e corajosos”, comenta Vania Schoemberner, coordenadora Desenvolvimento Institucional da Criança Segura.

O que é mobilidade ativa?

A mobilidade ativa é aquela que utiliza apenas a força física do ser humano para locomoção, sem ajuda de um motor.
Essa é a única forma de mobilidade que permite que crianças e adolescentes transitem pela cidade de forma autônoma, pois de outros modos – como de carro ou ônibus – meninas e meninos estão sendo conduzidos por adultos.

Leia mais

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS