Carregando...

#MeuAlunoMeEnsinou: campanha valoriza o papel dos estudantes

Confira os depoimentos e compartilhe seu relato no Facebook usando a #MeuAlunoMeEnsinou
meu-aluno-me-ensinou DiCampana Fotocoletivo
  • Publicado em: 02.10.2019
da Redação

“Quando eu ensino, eu aprendo duas vezes mais”. É a partir dessa reflexão que o Criativos da Escola lança a campanha #MeuAlunoMeEnsinou, com o intuito de reconhecer, valorizar e disseminar histórias de ensino e aprendizagem que educadores e educadoras de todo o Brasil já vivenciaram junto aos seus estudantes.

A proposta é que você, professor ou professora, poste um relato ou um vídeo que conte o que já aprendeu com seus estudantes no decorrer de sua vida dentro dos espaços educativos. Basta postar o conteúdo em seu próprio perfil no Facebook, marque o Criativos da Escola e escreva #MeuAlunoMeEnsinou na postagem.

“As educadoras e educadores são profissionais fundamentais para pensarmos o país, mas pouco se fala sobre o que eles aprendem todos os dias em sala de aula”, destaca o coordenador do Criativos da Escola, Gabriel Maia Salgado.

Elisa Lucinda – #MeuAlunoMeEnsinou

"Meu aluno me ensinou a ser", é o que diz a atriz, cantora, poeta e educadora Elisa Lucinda, que também está participando da campanha #MeuAlunoMeEnsinou. Para ela, o aprendizado é uma via de mão dupla. E você, o que você já aprendeu com seu aluno? Poste em seu Facebook, marque o @CriativosdaEscola e use a #MeuAlunoMeEnsinou#PraCegoVer #PraTodosVerem Descrição do vídeo: Elisa Lucinda está sentada em frente a uma escada vermelha e azul, falando para a camera.

Posted by Criativos da Escola on Tuesday, October 1, 2019

Alertando para como uma cultura de não escuta aos estudantes pode provocar sérios problemas como o isolamento, a depressão e a evasão escolar, Salgado reforça que a campanha #MeuAlunoMeEnsinou vai no sentido contrário à culpabilização de crianças e jovens: “esperamos promover reflexões sobre a relação de educadores com seus estudantes, reforçando a ideia de que quem ensina também aprende e chamando a atenção para o que as iniciativas dos estudantes podem impactar na qualidade da educação e da formação de professores”.

“Quando eu ensino, eu aprendo duas vezes mais”

Ao compartilharem suas histórias sobre os aprendizados que tiveram com os seus estudantes, os educadores do Brasil inteiro podem  provocar outros processos educativos a partir do que os alunos sentem, pensam, criam e espalham, fortalecendo a ideia de que todas as pessoas podem contribuir para a construção de uma sociedade melhor.

Resumo

Lembre das experiências marcantes que já vivenciou com um estudante. Vale uma forma de encarar um problema, ou, até mesmo, macetes para conseguir ir bem na prova.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp