Carregando...

‘Meninas SuperCientistas’ dará formação gratuita sobre ciência

Até 5 de maio, meninas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental podem se inscrever para uma série de atividades que incentivam a carreira científica
Meninas SuperCientistas Reprodução/Meninas SuperCientistas
  • Publicado em: 25.04.2019
da Redação

De que forma a educação recebida – na escola, em casa, e nos meios de convívio social – recebida pelas meninas as incentiva a se tornarem quem elas quiserem? O projeto Meninas SuperCientistas surgiu para sensibilizar a sociedade sobre essa questão, e estimular diretamente as crianças a se interessarem por ciência.

Idealizada por um grupo de professoras e alunas da Unicamp (Universidade de Campinas), a iniciativa está com inscrições abertas até o dia 5 de maio para meninas de escolas públicas e privadas que estejam cursando do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Ao todo, serão disponibilizadas 50 vagas gratuitas – sendo 35 para a rede pública e 15 para a particular. As inscrições devem ser feitas online, por meio de um formulário – clique aqui para se inscrever.

Pré-requisitos para participação:

  • Ser menina;
  • Ser aluna do ensino fundamental II, regularmente matriculada em escola pública ou particular;
  • Ter disponibilidade de participar dos quatro dias de evento (1, 8, 15 e 29 de junho);
  • Ter autorização de um responsável.
Reprodução/Meninas SuperCientistas

O evento é gratuito e será oferecida alimentação (almoço e lanches) nos quatro dias de evento. Além disso, será oferecido o transporte aos museus saindo e voltando do IMECC-Unicamp.

As estudantes selecionadas participarão de uma programação de oficinas, palestras e atividades práticas e teóricas e diversas áreas do conhecimento. Os encontros serão realizados em junho de 2019, divididos em quatro sábados. As atividades acontecerão em vários espaços do campus Barão Geraldo e no Museu Aberto de Astronomia, em Campinas.

O objetivo do Meninas SuperCientistas é incentivar desde a infância a carreira científica, especialmente em áreas de exatas e engenharias

A iniciativa se inspirou no Meninas com Ciência, criado pelo Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ao investir em uma educação que coloca no horizonte possível das meninas carreiras antes almejadas apenas por meninos, o projeto visa preencher uma lacuna histórica no que se refere à representatividade feminina em profissões que durante muito tempo foram consideradas estritamente masculinas.

Dentre as participantes do Meninas SuperCientistas, estão Ana Zeri (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron); Carolina Zabini (Instituto de Geociências da Unicamp); Eliana Amaral (Faculdade de Ciências Médicas e atual Pró-Reitora de Graduação da Unicamp), Esther Colombini (Instituto de Computação da Unicamp), Maria Gabriela Celani (Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp) e Jane Hetem (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo).

Para saber mais, acesse o site do Meninas SuperCientistas, ou acompanhe a página do projeto no Facebook.

Resumo

O objetivo do Meninas SuperCientistas, realizado pela Unicamp, é incentivar desde a infância a carreira científica, especialmente em áreas de exatas e engenharias. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 5 de maio, para meninas do 6º ao 9º ano.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp