Até 5 de maio, meninas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental podem se inscrever para uma série de atividades que incentivam a carreira científica
O objetivo do Meninas SuperCientistas, realizado pela Unicamp, é incentivar desde a infância a carreira científica, especialmente em áreas de exatas e engenharias. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 5 de maio, para meninas do 6º ao 9º ano.
De que forma a educação recebida – na escola, em casa, e nos meios de convívio social – recebida pelas meninas as incentiva a se tornarem quem elas quiserem? O projeto “Meninas SuperCientistas” surgiu para sensibilizar a sociedade sobre essa questão, e estimular diretamente as crianças a se interessarem por ciência.
Idealizada por um grupo de professoras e alunas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a iniciativa está com inscrições abertas até o dia 5 de maio para meninas de escolas públicas e privadas, que estejam cursando do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Ao todo, serão disponibilizadas 50 vagas gratuitas – sendo 35 para a rede pública e 15 para a particular. As inscrições devem ser feitas online, por meio de um formulário – clique aqui para se inscrever.
Pré-requisitos para participação:
As estudantes selecionadas participarão de uma programação de oficinas, palestras e atividades práticas e teóricas e diversas áreas do conhecimento. Os encontros serão realizados em junho de 2019, divididos em quatro sábados. As atividades acontecerão em vários espaços do campus Barão Geraldo e no Museu Aberto de Astronomia, em Campinas.
A iniciativa se inspirou no Meninas com Ciência, criado pelo Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ao investir em uma educação que coloca no horizonte possível das meninas carreiras antes almejadas apenas por meninos, o projeto visa preencher uma lacuna histórica no que se refere à representatividade feminina em profissões que durante muito tempo foram consideradas estritamente masculinas.
O objetivo do Meninas SuperCientistas é incentivar desde a infância a carreira científica, especialmente em áreas de exatas e engenharias.
Dentre as participantes do Meninas SuperCientistas, estão Ana Zeri (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron); Carolina Zabini (Instituto de Geociências da Unicamp); Eliana Amaral (Faculdade de Ciências Médicas e atual Pró-Reitora de Graduação da Unicamp), Esther Colombini (Instituto de Computação da Unicamp), Maria Gabriela Celani (Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp) e Jane Hetem (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo).
Para saber mais, acesse o site do Meninas SuperCientistas, ou acompanhe a página do projeto no Facebook.
Comunicar erro