A cada ano, são 500 mil crianças abusadas sexualmente no Brasil. Mais da metade tem menos de cinco anos. Isso corresponde a três meninos ou meninas abusadas a cada hora do dia. Na maioria dos casos, a violência ocorre dentro de casa.
Apesar do acolhimento às vítimas ser prioridade, quando um caso é descoberto, toda a dinâmica familiar é afetada, principalmente as mães. Diante de um conflito intrafamiliar – quando o abusador é um membro da família – tomar a melhor decisão para proteger o filho não é tão simples.
Em uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), elas relatam “tristeza, vergonha, falta de proteção e apoio, medo e preocupação” como os principais sentimentos que carregam.
Conheça 6 espaços que acolhem familiares de crianças abusadas:
Minas Gerais
- 1. MILA – Movimento Infância Livre de Abusos
Oferece apoio psicológico e jurídico para vítimas e familiares. O movimento, fundado por uma vítima de violência sexual durante a infância, visa transformar a dor em luta para a prevenção de novos casos.
São Paulo
- 2. Organização Social de Saúde Casa de Isabel
Apoia e orienta mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violências. Adicionalmente, oferece assistência psicológica. A organização desenvolve ações sociais e pesquisas comunitárias, na zona leste da capital paulista. - 3. ABBA – Associação Brasileira Beneficente Aslan
Instituição de cunho religioso que promove serviços de acolhimento institucional e familiar de crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade social e contextos de violências. Atua na coordenação de projetos de prevenção, orientação e proteção. Também presente no Piauí.
Espírito Santo
- 4. Casa Rosa
Local de atendimento especializado e acompanhamento integral em saúde para pessoas em situação de violências, em especial crianças e adolescentes. O lugar faz parte do serviço do Centro de Atenção à Mulher e à Família, da prefeitura de Vitória. Conta com atendimentos humanizados de médicos, assistentes sociais, psicólogos e terapeutas ocupacionais.
Bahia
- 5. TamoJuntas
Organização feminista formada por profissionais mulheres. Oferece acolhimento e orientação jurídica, psicológica, social e pedagógica para mulheres em situação de violência.
Distrito Federal
- 6. Casa Abrigo
Atende pessoas encaminhadas por centros especializados, como a Delegacia de Atendimento à Mulher. O abrigo disponibiliza atendimento interdisciplinar, pedagógico, psicológico e jurídico, garantindo sigilo e proteção integral.
Leia mais
Comunicar erro
Número de crianças abusadas
O Disque 100 recebeu 17,5 mil denúncias de abusos contra crianças nos primeiros meses de 2023. Conforme o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, mais de 9 mil casos foram registrados. Além disso, ano passado, ocorreram 18 mil estupros contra crianças de zero a 13 anos.
Então, como garantir um acompanhamento adequado e especializado após a denúncia?