Livro ‘Quem manda aqui?’ conversa sobre política com crianças

Que tal desconstruir com as crianças a ideia de que política é chato ou sujo? O livro "Quem manda aqui?" está disponível para download gratuito

Da redação Publicado em 05.11.2015
Ilustração do livro Quem manda aqui?, com elementos geográficos no desenho de um rei, um prisioneiro e um indígena.
OUVIR

Resumo

Fazer política é lutar por um mundo mais justo para todas e todos. Por isso, precisamos estimular nas novas gerações o interesse pelo assunto, e desconstruir a ideia de que política é chato.

Nos contos de fadas ou na vida real, o universo da criança é repleto de personagens que tomam decisões: reis e rainhas, xerifes e prefeitos, pais e professores. Mas, afinal, o que faz de um rei um rei? Quem dá ao outro o poder de decidir e por quê? Perguntas como essas são colocadas pelo livro “Quem manda aqui?”, projeto financiado coletivamente que agora sai pela Companhia das Letrinhas.

A publicação foi produzida a partir de seis oficinas realizadas com crianças de 3 a 10 anos. Segundo o hacker Pedro Markun, um dos autores, o objetivo é dar recursos para os pequenos refletirem sobre formas de controle e poder e pensar na política como forma de construir um mundo mais justo. “Crianças acreditam que o mundo é mutável e são menos limitadas que os adultos na hora de criar novas soluções para os velhos problemas”, diz Pedro.

Image

Divulgação

Ao apresentar a ideia de um rei soberano, o livro provoca a pensar sobre o impacto das decisões políticas na vida da população

Além da versão impressa, o livro está disponível gratuitamente para download em quemmandaaqui.com.br. A ideia não é dar respostas, mas levar o assunto para dentro de casa e para a sala de aula.

Leia mais

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS