Livro ‘Extraordinárias’ reúne 40 mulheres que mudaram o Brasil

Elas mudaram (e estão mudando) a nossa História. Mas você conhece a história delas?
Divulgação/Seguinte
  • Publicado em: 22.11.2017
da Redação

Apresentar para os pequenos as mulheres que transformaram o rumo da História – essa mesma, com letra maiúscula – é uma forma possível de estimular a igualdade entre meninos e meninas desde a infância. E as histórias – essas, com letra minúscula – podem ser fortes aliadas nessa missão.

A editora Seguinte, do grupo Companhia das Letras, lança, nesta sexta-feira, 24 de novembro, o livro “Extraordinárias – Mulheres que revolucionaram o Brasil“, organizado pelas jornalistas Aryane Cararo e Duda Porto de Souza. O evento vai acontecer na Livraria da Vila da Fradique Coutinho, das 19h às 22h. Fruto de uma extensa pesquisa de mapear o mulherio revolucionário brasileiro, o livro é uma parceira entre o Instituto Alana, o projeto Believe.Earth e a Seguinte.

Ao todo, a publicação traz as histórias de 40 mulheres de diferentes etnias, regiões e épocas. Ícones femininas que fazem parte de história do país. Cada história acompanha uma ilustração original assinada por uma artista diferente.

A proposta é apresentar, a partir de uma linguagem simples, heroínas nem sempre conhecidas ou valorizadas, como a história de Maria da Penha, que inspirou a criação da primeira lei de combate à violência contra a mulher. São heroínas cujas narrativas nem sempre são lembradas, mas que impactaram de forma pioneira os rumos de diversas áreas, como direitos humanos, saúde, educação, ciência, cultura, entre outras.

“Extraordinárias” conta a história de 40 que impactaram o rumo do país em suas áreas de atuação.

Leia um trechinho do livro:

Dandara foi uma guerreira negra fundamental para o Quilombo dos Palmares. Bertha Lutz foi a maior representante do movimento sufragista no Brasil. Maria da Penha ficou paraplégica e por pouco não perdeu a vida, mas sua luta resultou na principal lei contra a violência doméstica do país. Essas e muitas outras brasileiras impactaram a nossa história e, indiretamente, a nossa vida, mas raramente aparecem nos livros. Este volume, resultado de uma extensa pesquisa, chega para trazer o reconhecimento que elas merecem. Aqui, você vai encontrar perfis de revolucionárias de etnias e regiões variadas, que viveram desde o século XVI até a atualidade, e conhecer os retratos de cada uma delas, feitos por artistas brasileiras. O que todas essas mulheres têm em comum? A força extraordinária para lutar por seus ideais e transformar o Brasil.

“Extraordinárias” se propõe a ser uma espécie de linha do tempo da História do Brasil, escrita, organizada e ilustrada por mulheres brasileiras. Clique aqui para saber mais sobre a obra, e confirme sua presença no evento oficial do lançamento no Facebook.

Resumo

Elas mudaram (e estão mudando) a nossa História. Mas você conhece a história delas? O livro "Extraordinárias" conta para as crianças a trajetória de mulheres marcantes de diversas áreas de atuação, como Dona Ivone Lara, Dandara, Pagu, Maria da Penha e muitas outras.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail