Carregando...

Criança & Leitura: onde estudar literatura infantil em São Paulo

Instituições reconhecidas pela qualidade, com opções que vão desde encontros e oficinas de curta duração, até pós-graduação, mestrado e doutorado
Onde estudar literatura infantil
  • Publicado em: 14.03.2018
  • Atualização: 30.05.2018

Criança & Livros – este, sem dúvida, é um encontro que vale dar match. Aqui no Lunetas, valorizamos o desenvolvimento das crianças por meio da literatura infantil. É o que defende também o nosso parceiro A Taba.

A literatura aparece para cada indivíduo de uma maneira diferente, num tempo e num momento diferente. Para uns, começa ainda na infância com o estímulo dos pais, a leitura em família ou a mediação dos espaços de convívio. Já para outros, a porta de entrada é a escola, por intermédio dos professores em sala de aula.

Algumas pessoas não têm contato com a literatura na infância, e só vão descobrir os prazeres e as mágicas desta arte na vida adulta – um encontro mais maduro, porém igualmente amigável. Nesses casos, é comum fazer novas (re)descobertas e querer se aprofundar no assunto.

Para os adultos, estudar os livros para a infância é ampliar a curiosidade pelo modo como as crianças leem o mundo. Já para os pequenos, é uma porta de entrada para a construção da identidade

Olhando para tudo isso, A Taba resolveu fazer uma seleção de lugares para estudar literatura infantil em São Paulo, elencando instituições reconhecidas pela qualidade, com opções que vão desde palestras e oficinas até pós-graduação, mestrado e doutorado.

Aqui, separamos algumas das opções destacadas. Confira:

  • A Casa Tombada

O que é: Lugar de Arte, Cultura e Educação na cidade de São Paulo, A Casa Tombada tem sido reconhecida pelo trabalho de excelência desenvolvido ao longo dos últimos anos nas áreas de literatura, oralidade e escritura. Busca diminuir as fronteiras entre as linguagens artísticas, o fazer e o pensar.

Endereço: Rua Ministro Godói, 109, Água Branca, São Paulo, SP.
O que oferece: Pós-graduação, extensão, cursos livres, palestras e oficinas.
Para saber mais: http://acasatombada.com.br/

  • Bináh Espaço de Arte

O que é: Lugar de invenção e encontro em arte, educação, literatura, música e outras linguagens, criado no ateliê do casal de artistas Stela Barbieri e Fernando Vilela. Autores premiados, oferecem principalmente cursos e orientação para quem cria ou quer criar livros infantis.

Endereço: Rua Bento Vieira de Barros, 181, Vila Romana, São Paulo, SP.
O que oferece: Oficinas, cursos livres e encontros com duração variada.
Para saber mais: http://binahespacodearte.com.br/ 

  • Laboratório Emília

O que é: Proposta coletiva para a formação de mediadores de leitura, professores, bibliotecários, livreiros, jornalistas, curadores e profissionais da área editorial e da comunicação. Conta com o apoio de uma rede de profissionais procedentes da América Latina, da Espanha e de Portugal.

Endereço: principalmente online, eventualmente em locais selecionados.
O que oferece: Cursos livres, principalmente à distância.
Para saber mais: http://laboratorioemilia.com/web/iniciativas/?lang=pt-br

  • Portal Trilhas

O que é: Trilhas é um projeto do Instituto Natura voltado à formação de professores, com objetivo apoiar os docentes no trabalho com alfabetização. A grande aposta do projeto é o curso a distância, com conteúdo voltado para textos narrativos, poéticos, informativos e literários, além de jogos e aquisição do sistema de escrita.

O que oferece: Cursos de extensão
Para saber mais: https://www.portaltrilhas.org.br/

  • Instituto Vera Cruz

O que é: Com foco na formação de profissionais da área de educação, o Instituto Vera Cruz oferece uma pós-graduação para formação de escritores e outra com o tema Livros, crianças e jovens: teoria, mediação e crítica. Diferentes cursos de extensão são oferecidos a cada semestre, além de palestras e oficinas.

Endereço: Rua Baumann, 73, Vila Leopoldina, São Paulo, SP.
O que oferece: Pós-graduação, extensão, palestras e oficinas.
Para saber mais: http://site.veracruz.edu.br/instituto/

Quer conhecer outros espaços incríveis? Então acesse o post completo do nosso parceiro A Taba.

Conheça também esses espaços incríveis em São Paulo para ler com as crias!

São Paulo para quem ama livros: 8 lugares para levar as crias

 

 

Resumo

Onde estudar literatura infantil em São Paulo? Nosso parceiro blog A Taba listou alguns lugares em São Paulo para promover o aprendizado dos livros para a infância. Confira!
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp