Leotolda resgata o poder da criatividade

É o leitor - e só ele - quem poderá ajudar a encontrar a amiga desaparecida e trazê-la de volta para as páginas deste livro
iStock/arte Lunetas
  • Publicado em: 05.08.2020
por

Os amigos Tuto, Catalina e Kasper estão à procura de Leotolda, a personagem principal que dá nome a esse livro da espanhola Olga de Dios, recém-publicado no Brasil pela Boitatá, selo infantil da Boitempo. É durante essa busca fantástica movida pela amizade e a partir de encontros inusitados com dinossauros, sereias e cadelas astronautas que o pequeno leitor pode ir colecionando dicas e informações sobre Leotolda e assim ajudar a encontrá-la.

Ao descobrir pouco a pouco o valor de compartilhar experiências e de somar o melhor que cada um pode apresentar, o leitor percebe que a forma única de ver e sentir o mundo é o grande trunfo das amizades. Isso porque as personalidades de Tuto, de Catalina e de Kasper vão refletir em seus comportamentos e em como encaram a vida, tornando essa aventura mais rica.

Leotolda O mais novo livro da espanhola Olga de Dios, publicado no Brasil pela Boitatá (2020), narra a saga de três amigos em busca de Leotolda, a protagonista que depende da imaginação infantil para existir.

Confiar no poder da própria criatividade é a proposta para motivar os pequenos a enfrentarem os desafios, como um jogo muito sério em que a imaginação assume seu potencial transformador. Nesse sentido, Leotolda não é apenas um livro, mas um projeto aberto e em constante crescimento, em que a autora incentiva as intervenções dos pequenos, estimulando-os a participar e a moldar o fim dessa história. 

É daí que veio a escolha de deixar o espaço do desenho da protagonista em branco. A cada leitor, existe uma Leotolda diferente. A cada nova leitura acomula-se mais Leotodas desenhadas (em espanhol, elas estão reunidas pela hashtag #MiLeotolda), em um acervo de imagens cheias de energia criativa compartilhadas nas redes sociais. A sua Leotolda inventada é a Leotolda real! Os colegas Tuto, Catalina e Kasper agradecem sua ajuda nessa busca e por trazer Leotolda de volta às páginas do livro.

Instagram

Desenhos de Leotolda feitos por crianças e divulgados pela hashtag #MiLeotolda

 

Criatividade em ação

A vontade de experimentar coisas novas também habita a autora. Nesta obra, Olga escolheu apenas três cores – verde, vermelho e amarelo – para todas as ilustrações. A intenção foi propor imagens que rompessem com as associações de cores com determinadas características de forma restrita ou pouco criativas, fugindo do senso comum.

Também autora de “Monstro rosa” e “Os três irmãos de ouro”, Olga de Dios trabalha de forma lúdica e delicada temas como a diversidade afetiva e sexual, a igualdade de gênero e a aceitação de identidades diversas às normativas, o respeito ao meio ambiente, o consumo responsável e a livre divulgação da cultura.

Leia mais

10 livros para ajudar na conversa sobre bullying com as crianças

Autora cria personagens livres de gênero para debater preconceito

 

Resumo

Três amigos convidam o pequeno leitor a acompanhá-los nesta aventura em busca de Leotolda, a protagonista do livro que depende da imaginação de cada um para existir.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail