‘Leia para uma criança’ distribui mais de 1,8 milhão de livros

Iniciativa nasceu para estimular pais e responsáveis a lerem com os pequenos e fortalecerem os vínculos afetivos
iStock/Arte Lunetas
  • Publicado em: 10.02.2022
da Redação

Você sabia que quase 1 milhão de crianças (933.839) receberam pelo menos um livro ano passado de forma gratuita? Na edição 2021 do programa “Leia para uma criança”, 1.867.678 livros foram distribuídos para crianças de todo o Brasil, através de OSCs (organizações da sociedade civil), bibliotecas comunitárias, escolas, creches e outros equipamentos públicos voltados à garantia dos direitos da primeira infância.  

O “Leia para uma criança” nasceu para estimular os adultos a lerem com e para as crianças, como forma de fortalecimento dos vínculos afetivos”, conta, em nota, Angela Dannemann, superintendente do projeto. Para atuar pela garantia do direito à leitura para todos os pequenos, a iniciativa também distribui títulos com recursos de acessibilidade: títulos físicos podem ter braille e fonte ampliada para crianças com deficiência visual; já títulos em formato audiovisual contam com recursos como Libras e audiodescrição.

Os livros por aí

266 exemplares dos livros “Enquanto o almoço não fica pronto” (Sônia Rosa) e o “Os olhos do jaguar” (Yaguarê Yamã) chegaram na cidade de Recife (PE) por meio da Giral, OSC que atua na formação de crianças do interior pernambucano.

Já em Itapevi (SP), que recebeu 11.806 títulos da campanha, os livros foram entregues à Secretaria Municipal de Educação da cidade e serão utilizados por crianças das escolas públicas, ampliando o acesso à literatura de qualidade. “O gosto pela leitura transforma e forma estudantes mais confiantes, seguros e com plena capacidade de construir conhecimento com bases sólidas e amplas para o exercício da cidadania, além de proporcionarem momentos de união, interação, diálogo e afetividade entre a família com seus filhos”, destaca, em nota, a supervisora de Ensino da Rede de Itapevi, Maria Lucia Galli. 

E ‘Leia para uma criança’ em 2022?

O programa deste ano seguirá o modelo da última campanha, com seleção e distribuição de livros voltados à cultura negra e indígena a serem distribuídos para crianças na primeira infância.

* Idealizado pelo Itaú Social, o “Leia para uma criança” já distribuiu cerca de 65 milhões de livros físicos gratuitamente, desde sua criação em 2010. O projeto foi o primeiro a receber o Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura, em 2019. 

Leia mais

‘Lá vem história’: por que é saudável ler para crianças?

Resumo

A literatura encanta, mas pode ser ainda melhor quando feita com amor. Em 2021, a iniciativa “Leia para uma criança” distribuiu mais de 1,8 milhão de livros infantis para criar gosto pela leitura por meio do afeto.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail

Últimos posts