5 jogos com matemática para brincar com as crianças

Exercitar a matemática com as crianças durante o brincar possibilita o desenvolvimento do raciocínio lógico de maneira leve e sem medos

Da redação Publicado em 11.05.2023
Foto de um menino brincando com um ábaco de brinquedo colorido
OUVIR

Resumo

Exercitar a matemática com as crianças pode ser divertido se ela estiver presente em jogos e brincadeiras. Conheça cinco atividades lúdicas que exploram números, cores e formas.

A matemática é uma das disciplinas que costuma dividir opiniões em sala de aula: ela pode ser o terror dos alunos ou a queridinha de quem curte a área das exatas. Para deixar de lado a fama de difícil e auxiliar estudantes no processo de aprendizagem, professores e pesquisadores do grupo de pesquisa Tangram, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), desenvolvem atividades divertidas usando a matemática com alunos de escolas públicas da região. Jogos de tabuleiro, de memória, desafios com números e formas, e até arte com geometria são algumas das brincadeiras propostas. O professor Tiago Dziekaniak, coordenador do grupo, sugeriu ao Lunetas cinco jogos com matemática para fazer com as crianças.

  • 1. Jogo da memória “nome das formas”

Material: cartas com pares de formas geométricas.
Objetivo: Trabalhar a memória visual, a atenção e o reconhecimento dos nomes das formas geométricas associando as cartas em pares.
Como jogar: Arrume as cartas viradas para baixo. Cada jogador escolhe uma carta por vez, vira e fala o nome da forma desenhada. Depois, procura seu par virando a segunda carta e fala o nome da outra forma. Se encontrar, recolhe as duas cartas e continua a rodada. Se errar, vira as duas cartas e passa a vez.

  • 2. Jogo “Trilha das quatro operações”

Material: tabuleiro, cartas com operações matemáticas, dado e pinos.
Objetivo: Estimular o raciocínio lógico resolvendo pequenas operações durante o jogo.
Como jogar: Arrume o tabuleiro e coloque as cartas agrupadas por operação (adição, subtração, multiplicação, divisão) viradas para baixo. Cada jogador se movimenta de acordo com o número que cair ao jogar o dado. Ao chegar em uma casa, o jogador escolhe uma carta da mesma cor e responde o resultado da operação indicada.

  • 3. Jogo da memória “formas e quantidades”

Material: Cartas com números de 1 a 10 e cartas com desenhos geométricos.
Objetivo: Trabalhar a memória visual, a atenção e a concentração com a prática da associação dos pares utilizando números e formas.
Como jogar: Espalhe as cartas viradas para baixo. Cada jogador vira duas cartas por vez a fim de encontrar os pares. Ao acertar, ele retira o par de cartas e continua jogando. Se errar, vira novamente a carta e passa a vez ao próximo.

  • 4. Jogo “Roleta do tangram”

Material: Roleta e papel recortado com as peças do tangram.
Objetivo: Reconhecimento das figuras geométricas que compõem o tangram e estimular o raciocínio lógico com o reposicionamento das figuras.
Como jogar: Cada jogador gira o ponteiro da roleta uma vez. Ao parar, o ponteiro vai indicar qual figura o jogador deve reproduzir organizando as sete peças do tangram.

  • 5. Jogo da memória “cores e formas”

Material: Cartas com cores e formas geométricas.
Objetivo: Trabalhar a memória visual, a atenção e a concentração. Ao encontrar, reconhecer e associar pares de formas e cores, o jogo contribui para o desenvolvimento cognitivo da criança.
Como jogar: Embaralhe as cartas e deixe-as viradas para baixo. Cada jogador vira uma carta por vez e procura o par, de acordo com a cor ou a forma. Se encontrar o par, retira a carta da mesa e joga novamente. Se errar, vira as cartas e passa a vez.

Veja fotos dos 5 jogos com matemática:

Image

Divulgação/Arte Lunetas

Jogo da memória “nome das formas”

Image

Divulgação/Arte Lunetas

Jogo “Trilha das quatro operações”

Image

Divulgação/Arte Lunetas

Jogo da memória “formas e quantidades”

Image

Divulgação/Arte Lunetas

Jogo “Roleta do tangram”

Image

Divulgação/Arte Lunetas

Jogo da memória “cores e formas”

* O material para a confecção dos jogos está disponível na página do Grupo de Pesquisa Tangram – Educação, Matemática, Cultura e Tecnologia.

Leia mais

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS