Carregando...

‘Instituto Quindim’, mais de 5 mil livros infantis em um só lugar

O Instituto de Leitura Quindim é biblioteca, centro de estudos e também livraria. Lá, crianças e adultos têm acesso à literatura infantil e juvenil de qualidade
Instituto Quindim Divulgação/Instituto Quindim
  • Publicado em: 28.11.2018
da Redação

Em 2016, o Lunetas noticiou a criação do Clube de Leitura Quindim, no Rio Grande do Sul. Agora, a boa notícia é que o projeto ganhou pernas, engatinhou, cresceu e hoje se desdobra no Instituto de Leitura Quindim (IQL) – ou simplesmente Instituto Quindim -, que será inaugurado no dia 30 de novembro, em Caxias do Sul (RS). O espaço nasce com a vontade de ser o mais novo polo de literatura infantil no Brasil, com um acervo de cerca de 5 mil livros infantis e juvenis, entre clássicos e contemporâneos.

As obras são selecionados por meio do trabalho criterioso de profissionais com uma sólida trajetória em favor do livro para a infância no país: a professora Luiza Helena Darsie da Motta, e Volnei Canônica, ator, diretor de teatro e ex-diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas e ex-secretário executivo do Ministério da Cultura.

O lugar, que vem sendo idealizado desde 2014, surge com o desejo de reforçar uma missão já encampada pelo Clube de Leitura Quindim, que é a de pontuar o lugar das bibliotecas e centros de leitura como espaços de democratização do livro, além de permitir a materialização dos encontros entre leitores e socializar a leitura como um ato que pode ser coletivo. Com isso, o intuito final do Instituto é firmar o Brasil como um país de leitores desde a primeira infância dos seus indivíduos.

Reprodução/Facebook Instituto Quindim

O Instituto de Leitura Quindim (IQL) tem o intuito de promover o direito à infância, à educação, à cultura, ao livro e à literatura.

Ziraldo, Roger Mello, Marina Colassanti, Ricardo Azevedo, além de bibliotecários, jornalistas e pedagogos fazem parte do conselho do Clube de Leitura Quindim, que seleciona o acervo do projeto

O Instituto Quindim vai funcionar em um prédio histórico tombado pelo Patrimônio, datado do século XIX, e contou com um projeto arquitetônico especificamente pensado para acolher os leitores mirins, assinado pela arquiteta Jessica De Carli. O principal objetivo do projeto é reforçar com as crianças o valor das memórias afetivas de locais com grande relevância histórica.

O nome do Instituto é uma homenagem ao rinoceronte Quindim criado por Monteiro Lobato, e também ao poeta Mario Quintana, cujo doce preferido era o quindim

Para a inauguração, entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro (de sexta a domingo), foi pensada uma programação cultural toda gratuita que inclui bate-papo com profissionais da literatura e atividades culturais.

Conheça a página do Instituto Quindim e acompanhe as novidades do espaço. Para saber mais sobre o evento de inauguração, o I Panorama sobre Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, e conhecer a programação cultural dos próximos dias, clique aqui.

Leia também:

Literatura infantil delivery: 5 clubes de assinatura de livros

Resumo

O Instituto Quindim, em Caxias do Sul, é biblioteca, centro cultural, espaço de estudo e livraria, e surge com a missão de reforçar o acesso democrático à literatura. Lá, crianças e adultos podem conhecer e emprestar livros.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp