Carregando...

Ilusão de ótica: aprenda a fazer uma caixa que ‘encolhe’ objetos

A brincadeira da "Sala de Ames" é criar diferentes efeitos de ilusões visuais a partir de um determinado ângulo. Assista ao vídeo e aprenda a fazer em casa
Sala de Ames: ilusão de ótica para brincar Reprodução/Manual do Mundo
  • Publicado em: 14.02.2019

Você já ouviu falar em algo chamado “Sala de Ames”? Apesar do nome aparentemente complicado, o princípio é simples. Baseado nos estudos do físico alemão Hermann von Helmholts, o experimento foi criado em 1946, e agora o nosso parceiro Manual do Mundo transforma tudo isso em uma brincadeira superdivertida para fazer em casa com as crianças.

A partir de uma estrutura de madeira que apresenta medidas distorcidas, a brincadeira da Sala de Ames é criar diferentes efeitos de ilusões visuais a partir de um determinado ângulo, a chamada “ilusão de ótica”.

O mais curioso é a origem da coisa toda. Quem inventou essa brincadeira foi um oftalmologista norte-americano chamado Adelbert Ames Jr – daí o nome “Sala de Ames”. A ideia é criar um ambiente todo distorcido, mas que, quando a pessoa olhe através de um ponto específico, tenha impressão de ser uma sala comum.

O efeito de encolhe-estica é criado justamente pela ilusão de ótica, e acontece pela forma como nossos olhos enxergam um objeto comparativamente com outro. Assim, quando um objeto é colocado perto da aresta maior, em comparação, ele vai parecer pequeno. Da mesma forma, quando o mesmo objeto é colocado perto da aresta menor, ele dá a impressão de ser grande.

Para fazer em casa, você vai precisar de papelão, papel, régua, tesoura e, claro, alguma paciência para medir as arestas bem direitinho para garantir que o efeito funcione. A sala de Ames é uma ótima pedida para aprender Física brincando.

Assista ao vídeo, e inspire-se para brincar com as crias:

Resumo

Que tal aprender um pouco de Física brincando? Neste vídeo, o nosso parceiro Manual do Mundo ensina a fazer em casa a chamada de "Sala de Ames", que utiliza ilusão de ótica para "encolher" e "esticar" objetos.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp