Idec propõe colocar selos de advertência nos rótulos de alimentos

As especificações dos selos de advertência vão desde a escolha da fonte até a localização na embalagem. Tudo para simplificar o entendimento do consumidor

Da redação Publicado em 29.09.2017
Homem fazendo compras no supermercado com bebê no sling

Resumo

Se seu iogurte viesse com um selo "MUITO AÇÙCAR" ou "MUITO SÓDIO", você compraria? Essa é a proposta que o Instituto de Defesa do Consumidor fez à Anvisa.

Identificar clara e didaticamente o teor de açúcar e outros nutrientes prejudiciais à saúde nos rótulos dos alimentos. Essa é a proposta da campanha que o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) vem realizando junto à Anvisa. A ideia é que o significado das quantidades de cada ingrediente possa ser visualizado com facilidade e entendido por qualquer pessoa.

Para a maioria dos consumidores leigos, interpretar rótulos de embalagens é tão complicado que tem até aplicativos feitos especialmente para ajudar nessa tarefa. Um dos maiores motivadores dessa dificuldade é a nomenclatura dos elementos, que muitas vezes vem mascarados. O açúcar, por exemplo, é um deles, e pode vir nomeado de muitas maneiras diferentes – clique aqui para ler a matéria do Lunetas sobre o assunto.

A proposta da campanha, que já foi enviada à Anvisa, foi elaborada em parceira com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), e tem como principal diferencial os chamados “selos de advertência”, triângulos pretos que devem constar na parte frontal da embalagem em local visível.

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As especificações dos selos de advertência vão desde a escolha da fonte até a localização na embalagem. Tudo para simplificar o entendimento do consumidor.

Os selos indicariam sempre que houvesse quantidades excessivas e potencialmente maléficas de itens como açúcar, sódio, gorduras saturadas, adoçantes artificiais, entre outros.

Além disso, a campanha do Idec também prevê que os rótulos de alimentos processados ou ultraprocessados não contenha nenhum tipo de indicativo de benefícios à saúde, ou seja, propaganda enganosa. Tal medida inclui também o apelo à publicidade infantil, como ilustrações de personagens de desenho, por exemplo. Cereais matinais, por exemplo, não poderão ter imagens de personagens e desenhos conhecidos pelas crianças.

A nutricionista do Instituto, Ana Paula Bortoletto, explica que a escolha do triângulo foi planejada. De acordo com a pesquisa realizada para criar a campanha, o símbolo apresenta algumas vantagens para o entendimento, como o fato de ser uma forma que não perde a percepção em tamanho reduzido. Além disso, o triângulo já é conhecido como uma advertência no Brasil, devido à rotulagem de alimentos transgênicos. Já as cores utilizadas, preto e branco, possuem um melhor contraste e destaque em relação aos demais elementos da embalagem.

Saiba mais sobre o novo modelo de rotulagem do Idec.

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