Nutrição infantil: o perigo do açúcar que você não vê

Agave, maltose e maltodextrina. Disfarçados de nomes complicados, os açúcares estão em muitos alimentos que nem imaginamos
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  • Publicado em: 23.01.2017

Chocolate, bolacha, refrigerante, bala. Quem não conhece o teor desses alimentos? Porém, cada vez mais, é preciso estar atento também ao açúcar potencialmente “escondido” nos produtos que consumimos. Ou seja, aqueles alimentos que compramos com a intenção de encher o armário de opções saudáveis, mas que contém altas quantidades de açúcar e outros componentes que comprometem a dieta saudável.

Agave, maltose e maltodextrina. O que é tudo isso? Açúcar. Disfarçados de nomes complicados, ele está em muitos alimentos que nem imaginamos. Então, como se informar corretamente sobre o consumo desses ingredientes?

“O aviso NÃO CONTÉM AÇÚCAR” não significa necessariamente que o alimento é sem açúcar na prática”, explica a profissional

Para falar sobre o assunto e empoderar os pais para conhecer as opções verdadeiramente saudáveis para as crianças, o Gourmet Jr. conversou com a nutricionista infantil Dra. Danielle Fava.

Tire suas dúvidas sobre consumo de açúcar

Por que grande parte da indústria usa o açúcar e seus derivados?

Dra. Danielle Fava: Os açúcares possuem diversas propriedades nos alimentos, tais como conferir doçura, coloração, textura, redução de acidez, sabor e durabilidade. Por isso, são amplamente utilizados pela indústria de alimentos tanto na sua forma natural quanto em formas produzidas artificialmente.

Quais são os principais produtos industrializados que têm açúcar em sua composição?

Dra. Danielle Fava: Dentre os produtos industrializados, grande parte contém algum tipo de açúcar. E isso não está limitado apenas aos alimentos elaborados à base de açúcar, como doces, pães (inclusive pães salgados e versões integrais), geleias, sorvetes, biscoitos, bolos, refrigerantes, barra de cereal, achocolatados, iogurtes, granolas, gelatinas e sucos. Também está presente em outros tipos de produtos como molhos para tomate, pratos congelados, sopas prontas, hambúrgueres, nuggets, enlatados, requeijão, margarina, salgadinhos, ketchup, algumas maioneses, alguns vinagres balsâmicos, temperos prontos, molhos para salada prontos e molhos orientais.

Existe uma melhor eficiente de identificar a presença de açúcar nos produtos industrializados?

Dra. Danielle Fava: A leitura do rótulo é a forma mais eficaz para saber se há algum tipo de açúcar presente na composição do alimento. Pois, mesmo que na embalagem esteja escrito: “NÃO CONTÉM AÇÚCAR” não significa necessariamente que o alimento não o contém; geralmente essa referência é ao comum ou a sacarose.

Conheça os diferentes tipos

  • Glicose

É o açúcar básico, a mais simples fonte de energia utilizada pelo nosso organismo, principalmente pelo nosso cérebro. Todo carboidrato que consumimos, depois de passar pelo processo de digestão, é quebrado em pequenas estruturas, e a menor delas é a glicose. A glicose segue para as células e é carregada pela insulina até o pâncreas. Nas embalagens, a glicose pode aparecer como açúcar de amido, xarope de glicose/glucose, líquido, xarope de milho, glucose/glicose de milho ou dextrose.

  • Açúcar ou sacarose

Formado por uma molécula de glicose e outra de frutose, é o famoso açúcar de mesa, que muitas pessoas usam para adoçar receitas ou sucos.  As principais versões dele são: refinado, cristal, de confeiteiro, impalpável ou orgânico, fondant (solução saturada de açúcar com cristais bem pequenos e dispersos que dão textura aveludada).

  • Açúcar mascavo

Também é formado por uma molécula de glicose e uma de frutose, porém está na sua forma mais bruta, ou seja, não passou pelo refinamento como no caso do açúcar comum e preserva mais vitaminas e minerais em sua composição.

  • Açúcar demerara

Assim como o mascavo, tem a mesma composição do comum, passa por um leve refinamento, mas ainda assim tem preservação de nutrientes.

  • Açúcar light

É a mistura do comum com algum tipo de adoçante, geralmente, a sucralose.

  • Açúcar de coco

Extraído do coco, possui as mesmas calorias do comum, mas, com menor índice glicêmico, ou seja, faz com que a glicemia se eleve menos ao consumi-lo.

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Ficar atento a todos os detalhes do rótulos daquilo que consumimos ainda é a melhor forma de detectar os açúcares ‘escondidos’.

  • Açúcar vanille ou de baunilha

É o açúcar comum só que aromatizado com baunilha.

  • Frutose

Extraído das frutas, tem um poder de doçura bem superior ao comum, mas assim como este não possui vitaminas e seu consumo em excesso também pode trazer prejuízos para a saúde. É muito utilizado na indústria por ser um produto barato. Quando consumido nas frutas não traz tanto prejuízo, pois as frutas contêm fibras em sua composição. Mas vale lembrar que seu consumo abusivo em suco de frutas, por exemplo, que já não contém tantas fibras e podem sim aumentar o risco de doenças.

  • Açúcar invertido ou xarope invertido (glicose+frutose+sacarose)

Produzido industrialmente, por inversão da molécula da sacarose.

  • Maltodextrina

É um polímero de glicose, ou seja, é a junção de diversas moléculas de glicose e tem alto índice glicêmico. Isso quer dizer que, quando consumido, faz com que o valor da glicemia suba muito. É amplamente usado na indústria por conferir maciez e textura. Fora da indústria é utilizado como suplemento alimentar para atletas de alto rendimento.

  • Maltose

Formado a partir de cereais, composto por duas moléculas de glicose, presente em cervejas e algumas bebidas alcoólicas, mas também em alguns doces cuja descrição é maltado.

  • Mel

Produzido pelas abelhas, tem uma produção natural além de vitaminas e minerais, sendo uma opção mais saudável. Formado por moléculas de glicose, frutose e sacarose.

  • Melaço ou melado

Um produto derivado da cana, que tem maior preservação de nutrientes.

  • Lactose

Naturalmente presente no leite e derivados, assim como em produtos produzidos a partir deles. Formado por uma molécula de galactose e uma molécula de glicose.

  • Agave

Extraído de um cacto de origem mexicana possui em sua composição mais frutose do que glicose e, assim como mel e o melado, mais nutrientes.

Resumo

Disfarçados de nomes complicados, o açúcar estão em muitos alimentos que nem imaginamos. Conversamos com a Dra. Danielle Fava para ajudar os pais na escolha mais saudável aos filhos.
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